Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55202

TítuloO recreio como espaço de inclusão: perspetivas dos alunos de uma escola de 1.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Vicente, Nuno
Pereira, Beatriz
Palavras-chaveRecreio escolar
1º ciclo do Ensino Básico
Cidadania
Comunidade
School playground
Elementary school
Citizenship
Community
Data2012
EditoraEdições Universitárias Lusófonas
Resumo(s)Foi objetivo deste estudo intervir no recreio escolar e requalificá-lo com base nas perspetivas dos alunos. A investigação decorreu numa escola básica do 1º ciclo. A amostra foi constituída pelos seus 52 alunos. Investigação de cariz exploratório de pendor mormente qualitativo assente em pressupostos de investigação-ação. O processo de investigação consistiu em três fases. Primeira fase: apresentação do projeto e recolha das perspetivas da comunidade educativa sobre o recreio. Segunda fase: elaboração e aplicação de um plano de intervenção no terreno com a participação de todos. Terceira fase: nova recolha das perspetivas da comunidade sobre o recreio e projeto de intervenção. Concluiu-se que o recreio parece ser cada vez mais, um espaço importante para os alunos. É o espaço onde as crianças podem conviver com os amigos de uma forma segura desenvolvendo-se física, mental e socialmente. Da análise dos dados recolhidos parece ser importante, nestas idades, a presença de um supervisor pois transmite-lhes segurança e ajuda quando necessitam. As atividades dos alunos estão diretamente relacionadas com os materiais existentes. Para eles o mais importante é a existência de materiais com que possam brincar e não o estado em que estes se encontram. Os alunos demonstraram enorme capacidade imaginativa pela utilização dos materiais que nem sempre dependiam do objetivo para o qual foram inicialmente construídos. Normalmente brincam em pequenos grupos de três a cinco alunos. O recreio foi visto como o tempo de maior prazer por parte destes. Os resultados deste estudo parecem indicar que é possível e desejável desenhar, planificar, implementar e avaliar projetos de intervenção nos recreios escolares, trabalhando de forma colaborativa com toda a comunidade escolar, bem como com as autarquias.
The aim of the study was to design and implement a playground-based intervention in order to improve the school playground according to the students. The research was undertaken in a elementary school with sample of 52 students. This is an exploratory research, mainly qualitative and based on action research. The research process consisted of three steps: on the first step the project was presented to the school and data was collected on the perspectives of all the subjects involved in the study towards the school playground; the second step consisted in the design and implementation of the intervention plan with the collaboration of all; the third and last step consisted of a new collection of data in order to understand the impact of the intervention on the people involved in the study. From the outcomes of this study it seems that the playground is more and more an important space for the students. It is the space where the children can play with their friends in a safe place developing themselves physically, mentally as well as socially. From the data gathered, it seems that for such young children it is important to have an adult supervising them in the playground, since they feel safer and can ask for help whenever they need it. It also seems that the activities of the students are directly related to the equipments available in the playground. And the existence of the equipment alone, it seems to be more important than its state of conservation. The students’ imagination often leads them to use the equipment for purposes other than those they were originally intended. The school playground is the place where they play with other colleagues in groups of three or five, and the time spent there is seen by the students as the time when they experience more pleasure. The outcomes of this study suggest that it is possible and desirable to design, plan, implement and evaluate school-playground intervention projects, working collaboratively with the whole community, as well as with the local authorities
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55202
ISBN978-989-8512-32-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
NUNO VICENTE_O RECREO COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO.pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID