Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55034

TítuloFormar leitores literários: ideias e estratégias
Autor(es)Azevedo, Fernando
Palavras-chaveLeitura literária
Leitores
Data2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoF. Azevedo (Coord.) (2018), Formar leitores literários. Ideias e Estratégias. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Universidade do Minho.
Resumo(s)Formar leitores literários constitui hoje um desafio e uma necessidade. Um desafio porque, sendo uma atividade voluntária, que se alcança pela recriação de espaços e momentos de prazer e fruição, não existe propriamente uma estratégia que possa ser considerada como única e eficaz para a obter. Uma necessidade porque o domínio da leitura literária permite desenvolver cognitivamente o sujeito e, articulando-se com a capacidade de ler o mundo de modo não ingénuo, possui virtualidades fundamentais na capacidade de exercício da cidadania. Formar leitores não é apenas tarefa da escola, mas de todos e exige um compromisso coletivo. Este volume, baseado em trabalhos de mediação leitora desenvolvidos no contexto da unidade curricular de Literacia e Mediação Leitora, da Licenciatura em Educação Básica, da Universidade do Minho, reúne ideias e estratégias para formar leitores literários.No seu conjunto, os vários capítulos percorrem ideias e estratégias que, baseando-se muito naquilo que é a animação para a leitura, podem constituir preciosas ajudas para formar leitores voluntários, isto é, leitores que lêem, em quantidade e em qualidade, com prazer. Leitores que lêem numa pluralidade de espaços e de contextos, muitas vezes bem afastados da escola e dos processos formais de educação.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55034
e-ISBN978-972-8952-49-5
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Livro_Formar_leitores_literarios_RepositoriUM.pdf2,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID