Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55034

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Fernandopor
dc.date.accessioned2018-06-11T07:36:15Z-
dc.date.available2018-06-11T07:36:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationF. Azevedo (Coord.) (2018), Formar leitores literários. Ideias e Estratégias. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Universidade do Minho.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55034-
dc.description.abstractFormar leitores literários constitui hoje um desafio e uma necessidade. Um desafio porque, sendo uma atividade voluntária, que se alcança pela recriação de espaços e momentos de prazer e fruição, não existe propriamente uma estratégia que possa ser considerada como única e eficaz para a obter. Uma necessidade porque o domínio da leitura literária permite desenvolver cognitivamente o sujeito e, articulando-se com a capacidade de ler o mundo de modo não ingénuo, possui virtualidades fundamentais na capacidade de exercício da cidadania. Formar leitores não é apenas tarefa da escola, mas de todos e exige um compromisso coletivo. Este volume, baseado em trabalhos de mediação leitora desenvolvidos no contexto da unidade curricular de Literacia e Mediação Leitora, da Licenciatura em Educação Básica, da Universidade do Minho, reúne ideias e estratégias para formar leitores literários.No seu conjunto, os vários capítulos percorrem ideias e estratégias que, baseando-se muito naquilo que é a animação para a leitura, podem constituir preciosas ajudas para formar leitores voluntários, isto é, leitores que lêem, em quantidade e em qualidade, com prazer. Leitores que lêem numa pluralidade de espaços e de contextos, muitas vezes bem afastados da escola e dos processos formais de educação.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal.por
dc.description.sponsorshipEsta obra foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectLeitura literáriapor
dc.subjectLeitorespor
dc.titleFormar leitores literários: ideias e estratégiaspor
dc.typebookpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage80por
dc.identifier.eisbn978-972-8952-49-5por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleFormar leitores literários: ideias e estratégiaspor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Livro_Formar_leitores_literarios_RepositoriUM.pdf2,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID