Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55034
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Fernando | por |
dc.date.accessioned | 2018-06-11T07:36:15Z | - |
dc.date.available | 2018-06-11T07:36:15Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | F. Azevedo (Coord.) (2018), Formar leitores literários. Ideias e Estratégias. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Universidade do Minho. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55034 | - |
dc.description.abstract | Formar leitores literários constitui hoje um desafio e uma necessidade. Um desafio porque, sendo uma atividade voluntária, que se alcança pela recriação de espaços e momentos de prazer e fruição, não existe propriamente uma estratégia que possa ser considerada como única e eficaz para a obter. Uma necessidade porque o domínio da leitura literária permite desenvolver cognitivamente o sujeito e, articulando-se com a capacidade de ler o mundo de modo não ingénuo, possui virtualidades fundamentais na capacidade de exercício da cidadania. Formar leitores não é apenas tarefa da escola, mas de todos e exige um compromisso coletivo. Este volume, baseado em trabalhos de mediação leitora desenvolvidos no contexto da unidade curricular de Literacia e Mediação Leitora, da Licenciatura em Educação Básica, da Universidade do Minho, reúne ideias e estratégias para formar leitores literários.No seu conjunto, os vários capítulos percorrem ideias e estratégias que, baseando-se muito naquilo que é a animação para a leitura, podem constituir preciosas ajudas para formar leitores voluntários, isto é, leitores que lêem, em quantidade e em qualidade, com prazer. Leitores que lêem numa pluralidade de espaços e de contextos, muitas vezes bem afastados da escola e dos processos formais de educação. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. | por |
dc.description.sponsorship | Esta obra foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Leitura literária | por |
dc.subject | Leitores | por |
dc.title | Formar leitores literários: ideias e estratégias | por |
dc.type | book | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 80 | por |
dc.identifier.eisbn | 978-972-8952-49-5 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Formar leitores literários: ideias e estratégias | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro_Formar_leitores_literarios_RepositoriUM.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons