Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54070
Título: | O uso das TIC no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais em Manaus, Amazónia |
Outro(s) título(s): | The use of ICT to support students with special educational needs in Manaus, Amazon |
Autor(es): | Barros, Aldenei Moura Gomes, Maria João Cruz-Santos, Anabela |
Palavras-chave: | Tecnologias de Informação e Comunicação Necessidades Educativas Especiais Inclusão digital Ensino Médio Information and Communication Technologies Special Educational Needs Digital Inclusion Secondary Education |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Revista: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Citação: | Barros, A.; Gomes, M. J. & Santos, A. C. (2017). O uso das TIC no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais em Manaus, Amazónia. In Revista de Estudios e Investigación en Psicologia Y Educación; Vol. Extra; (13), p.92-99. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2414 |
Resumo(s): | Este estudo teve por finalidade caracterizar o uso das
tecnologias de informação e comunicação (TIC) no apoio
a estudantes com necessidades educativas especiais,
identificando os fatores condicionantes do uso das TIC .
Foi desenvolvido um questionário e aplicado a 100
professores do ensino médio, que exerciam funções
docentes em cinco escolas da rede pública da cidade de
Manaus, Brasil. Os resultados deste estudo indicam que: a)
o uso do smartphone é superior nos professores com
idades compreendidas entre os 31 a 40 anos, enquanto o
uso do smartphone é menor entre os professores com
idade acima de 50 anos, b) o u s o d o s recursos
disponíveis pela escola aos alunos (internet), é superior
no caso dos professores com idades entre o s 31 a 40
anos do que em relação aos professores com idade
acima de 50 anos, c) os professores com idade entre os
41 a 50 anos são os que utilizam mais o tablet com os
alunos, d) a utilização do computador como recurso
didático com os alunos é superior nos professores que
possuem pós-graduação, do que em relação aos
professores que possuem outro tipo de formação, e e)
a utilização do netbook em práticas pedagógicas é
superior nos professores que têm até 20 anos de tempo
de serviço, em relação aos restantes grupos. Do estudo
obteve-se um quadro dos fatores que condicionam o
uso das tecnologias de informação e comunicação por
parte dos professores no apoio aos estudantes com
necessidades educativas especiais, desse modo
contribuindo para a fundamentação de medidas a tomar
por parte das entidades educativas. This study aimed to characterize the use of information and communication technologies (ICT) in the support of students with special educational needs, identifying the factors conditioning the use of ICT. A questionnaire was developed and applied to 100 high school teachers, who were teaching at five schools in the city of Manaus, Brazil. The results of this study indicate that: a) the use of the smartphone is superior in the teachers between the ages of 31 and 40 years, while the use of the smartphone is smaller among teachers over the age of 50, b) the use of resources Available to students (internet), is higher for teachers aged 31-40 than for teachers over 50, c) teachers aged 41-50 are That use the tablet more with the students, d) the use of the computer as a didactic resource with the students is superior in the professors that have postgraduate, than in relation to the teachers who have other type of training, and e) the use of the netbook In pedagogical practices is superior in teachers who have up to 20 years of service time, in relation to the other groups. that condition the use of the information and communication technologies by the teachers in the support to the students with special educational needs, in this way contributing to the foundation of measures to be taken by the educational entities. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54070 |
DOI: | 10.17979/reipe.2017.0.13.2414 |
ISSN: | 1138-1663 |
e-ISSN: | 2386-7418 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aldenei_MJG_AS_TIC_Manau_2017.pdf | 772,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons