Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54070
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Aldenei Moura | por |
dc.contributor.author | Gomes, Maria João | por |
dc.contributor.author | Cruz-Santos, Anabela | por |
dc.date.accessioned | 2018-04-09T09:00:56Z | - |
dc.date.available | 2018-04-09T09:00:56Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Barros, A.; Gomes, M. J. & Santos, A. C. (2017). O uso das TIC no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais em Manaus, Amazónia. In Revista de Estudios e Investigación en Psicologia Y Educación; Vol. Extra; (13), p.92-99. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2414 | por |
dc.identifier.issn | 1138-1663 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/54070 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve por finalidade caracterizar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no apoio a estudantes com necessidades educativas especiais, identificando os fatores condicionantes do uso das TIC . Foi desenvolvido um questionário e aplicado a 100 professores do ensino médio, que exerciam funções docentes em cinco escolas da rede pública da cidade de Manaus, Brasil. Os resultados deste estudo indicam que: a) o uso do smartphone é superior nos professores com idades compreendidas entre os 31 a 40 anos, enquanto o uso do smartphone é menor entre os professores com idade acima de 50 anos, b) o u s o d o s recursos disponíveis pela escola aos alunos (internet), é superior no caso dos professores com idades entre o s 31 a 40 anos do que em relação aos professores com idade acima de 50 anos, c) os professores com idade entre os 41 a 50 anos são os que utilizam mais o tablet com os alunos, d) a utilização do computador como recurso didático com os alunos é superior nos professores que possuem pós-graduação, do que em relação aos professores que possuem outro tipo de formação, e e) a utilização do netbook em práticas pedagógicas é superior nos professores que têm até 20 anos de tempo de serviço, em relação aos restantes grupos. Do estudo obteve-se um quadro dos fatores que condicionam o uso das tecnologias de informação e comunicação por parte dos professores no apoio aos estudantes com necessidades educativas especiais, desse modo contribuindo para a fundamentação de medidas a tomar por parte das entidades educativas. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to characterize the use of information and communication technologies (ICT) in the support of students with special educational needs, identifying the factors conditioning the use of ICT. A questionnaire was developed and applied to 100 high school teachers, who were teaching at five schools in the city of Manaus, Brazil. The results of this study indicate that: a) the use of the smartphone is superior in the teachers between the ages of 31 and 40 years, while the use of the smartphone is smaller among teachers over the age of 50, b) the use of resources Available to students (internet), is higher for teachers aged 31-40 than for teachers over 50, c) teachers aged 41-50 are That use the tablet more with the students, d) the use of the computer as a didactic resource with the students is superior in the professors that have postgraduate, than in relation to the teachers who have other type of training, and e) the use of the netbook In pedagogical practices is superior in teachers who have up to 20 years of service time, in relation to the other groups. that condition the use of the information and communication technologies by the teachers in the support to the students with special educational needs, in this way contributing to the foundation of measures to be taken by the educational entities. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidad de A Coruña | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação | por |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | Ensino Médio | por |
dc.subject | Information and Communication Technologies | por |
dc.subject | Special Educational Needs | por |
dc.subject | Digital Inclusion | por |
dc.subject | Secondary Education | por |
dc.title | O uso das TIC no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais em Manaus, Amazónia | por |
dc.title.alternative | The use of ICT to support students with special educational needs in Manaus, Amazon | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 92 | por |
oaire.citationEndPage | 99 | por |
oaire.citationIssue | 13 | por |
oaire.citationVolume | Extr. | por |
dc.identifier.eissn | 2386-7418 | por |
dc.identifier.doi | 10.17979/reipe.2017.0.13.2414 | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aldenei_MJG_AS_TIC_Manau_2017.pdf | 772,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons