Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54070

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Aldenei Mourapor
dc.contributor.authorGomes, Maria Joãopor
dc.contributor.authorCruz-Santos, Anabelapor
dc.date.accessioned2018-04-09T09:00:56Z-
dc.date.available2018-04-09T09:00:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBarros, A.; Gomes, M. J. & Santos, A. C. (2017). O uso das TIC no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais em Manaus, Amazónia. In Revista de Estudios e Investigación en Psicologia Y Educación; Vol. Extra; (13), p.92-99. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2414por
dc.identifier.issn1138-1663por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54070-
dc.description.abstractEste estudo teve por finalidade caracterizar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no apoio a estudantes com necessidades educativas especiais, identificando os fatores condicionantes do uso das TIC . Foi desenvolvido um questionário e aplicado a 100 professores do ensino médio, que exerciam funções docentes em cinco escolas da rede pública da cidade de Manaus, Brasil. Os resultados deste estudo indicam que: a) o uso do smartphone é superior nos professores com idades compreendidas entre os 31 a 40 anos, enquanto o uso do smartphone é menor entre os professores com idade acima de 50 anos, b) o u s o d o s recursos disponíveis pela escola aos alunos (internet), é superior no caso dos professores com idades entre o s 31 a 40 anos do que em relação aos professores com idade acima de 50 anos, c) os professores com idade entre os 41 a 50 anos são os que utilizam mais o tablet com os alunos, d) a utilização do computador como recurso didático com os alunos é superior nos professores que possuem pós-graduação, do que em relação aos professores que possuem outro tipo de formação, e e) a utilização do netbook em práticas pedagógicas é superior nos professores que têm até 20 anos de tempo de serviço, em relação aos restantes grupos. Do estudo obteve-se um quadro dos fatores que condicionam o uso das tecnologias de informação e comunicação por parte dos professores no apoio aos estudantes com necessidades educativas especiais, desse modo contribuindo para a fundamentação de medidas a tomar por parte das entidades educativas.por
dc.description.abstractThis study aimed to characterize the use of information and communication technologies (ICT) in the support of students with special educational needs, identifying the factors conditioning the use of ICT. A questionnaire was developed and applied to 100 high school teachers, who were teaching at five schools in the city of Manaus, Brazil. The results of this study indicate that: a) the use of the smartphone is superior in the teachers between the ages of 31 and 40 years, while the use of the smartphone is smaller among teachers over the age of 50, b) the use of resources Available to students (internet), is higher for teachers aged 31-40 than for teachers over 50, c) teachers aged 41-50 are That use the tablet more with the students, d) the use of the computer as a didactic resource with the students is superior in the professors that have postgraduate, than in relation to the teachers who have other type of training, and e) the use of the netbook In pedagogical practices is superior in teachers who have up to 20 years of service time, in relation to the other groups. that condition the use of the information and communication technologies by the teachers in the support to the students with special educational needs, in this way contributing to the foundation of measures to be taken by the educational entities.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad de A Coruñapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectInformation and Communication Technologiespor
dc.subjectSpecial Educational Needspor
dc.subjectDigital Inclusionpor
dc.subjectSecondary Educationpor
dc.titleO uso das TIC no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais em Manaus, Amazóniapor
dc.title.alternativeThe use of ICT to support students with special educational needs in Manaus, Amazonpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage92por
oaire.citationEndPage99por
oaire.citationIssue13por
oaire.citationVolumeExtr.por
dc.identifier.eissn2386-7418por
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2017.0.13.2414por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aldenei_MJG_AS_TIC_Manau_2017.pdf772,55 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID