Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52507
Título: | O ensino de frações no 1.º ciclo - um estudo de caso |
Outro(s) título(s): | The teaching of fractions in primary school - a case study |
Autor(es): | Cardoso, Paula Mamede, Ema |
Palavras-chave: | Ensino de frações Conhecimento do professor Interpretações de fração Teaching of fractions Teacher’s knowledge Interpretations of fractions |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Revista: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Resumo(s): | Este artigo descreve parte de um estudo sobre as práticas de ensino de frações no 1.º ciclo. Procura resposta às questões: 1) Como é que os professores exploram e articulam os significados quociente, parte-todo, medida e operador para ensinar frações? 2) Que dificuldades manifestam os professores no desenvolvimento das suas aulas sobre frações? Realizou-se um programa de trabalho colaborativo com 4 professores e observaram-se aulas, apresentando-se aqui um dos casos. Os resultados sugerem dificuldade dos professores no ensino de frações nomeadamente na seleção e exploração de tarefas, mas também na abordagem às diferentes interpretações de fração. This article describes part of a study about the teaching of fractions in primary school levels. It seeks answers to the questions: 1) How do teachers explore and articulate the interpretations quotient, part-whole, measure and operator to teach fractions? 2) What difficulties do teachers have in the development of their classes on fractions? Classes were observed and a collaborative work program was developed, involving four teachers — one of these cases is presented in here. Results point to some teaching fragilities, namely concerning the selection and approaching of the tasks, as well as the approach to the different interpretations of fractions. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52507 |
DOI: | 10.17979/reipe.2017.0.06.2968 |
e-ISSN: | 2386-7418 |
Versão da editora: | http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/archive |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cardoso & Mamede REIPE 2017.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |