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https://hdl.handle.net/1822/52098
Título: | Excelência em gestão como agente promotor da competitividade nas MPE’S |
Outro(s) título(s): | Management promoting SME’S competitiveness |
Autor(es): | Motta, K. S. Luna, M. M. M. Santos, J. P. Romero, Fernando |
Palavras-chave: | Microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs) Competitividade Excelência em gestão Small and micro enterprises (SMEs) Competitiveness Management |
Data: | 2016 |
Editora: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
Revista: | Holos |
Resumo(s): | As microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs)
possuem elevada relevância socioeconômica nacional,
decorrente da quantidade de unidades existentes, massa
salarial e empregos por elas gerados. Essas empresas
enfrentam graves problemas de competitividade, que
ocasionam o encerramento precoce das suas atividades,
dentre os quais se destacam as falhas na gestão
organizacional, o que estimula a busca de soluções para a
questão. A inovação organizacional é vista como uma
alternativa para esta situação, por contemplar a execução de
novo método de gestão, aplicável nas práticas de negócios
da empresa, na organização do local de trabalho ou nas
relações externas. Este trabalho tem o objetivo de
apresentar oportunidades para incremento da
competitividade em 449 MPEs do Rio Grande do Norte,
identificadas a partir da aplicação da Matriz de
Competitividade. A fundamentação teórica do presente
estudo aborda três dimensões: (i) competitividade nas
MPEs; (ii) excelência em gestão; (iii) inovação
organizacional. São apresentados os procedimentos
metodológicos empregados no projeto e os indicadores
decorrentes da sua execução operacional. Os resultados da
pesquisa são discutidos mediante: identificação das práticas
de gestão presentes nas empresas pesquisadas; verificação
do alinhamento das práticas de gestão identificadas aos
critérios tomados como referência para o diagnóstico;
identificação de oportunidades para inovação
organizacional. Constatou-se que existem oportunidades
para inovação organizacional incremental no universo
pesquisado, cuja implantação tende a endereçar as
empresas avaliadas ao incremento da competitividade.
Destacam-se entre elas a adoção de práticas de elaboração
de estratégias, planos e mensuração de resultados pelas
MPEs. The small and micro enterprises (SMEs) have high national socio-economic relevance, due to the amount of existing units, wages and jobs they generate. These companies face serious competitiveness problems, which cause premature closure of its activities, among which stand out the flaws in organizational management, which stimulates the search for solutions to the issue. The organizational innovation is seen as an alternative to this, by contemplating the new execution method of management, applicable in the company's business practices, workplace organization or external relations. This work aims to present opportunities for increased competitiveness in 449 Rio Grande do Norte' SMEs, identified through competitiveness matrix. The theoretical basis of this study addresses three dimensions: (i) competitiveness of SMEs; (ii) management excellence; (iii) organizational innovation. The methodological procedures used in the project and the indicators related to current operational performance are presented. The survey results are discussed through: identification of management practices present in the surveyed companies; checking the alignment of the management practices identified criteria used as a reference for diagnosis; identifying opportunities for organizational innovation. It was found that there are opportunities for incremental organizational innovation in the group studied, whose implementation tends to address the companies valued at increasing competitiveness. Outstanding among them the adoption of policy development practices, plans and measurement results by SMEs. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52098 |
DOI: | 10.15628/holos.2016.4461 |
ISSN: | 1518-1634 1807-1600 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CAlg - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals |
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2016-Motta et al-ManagementPromoting - Holos 2016.pdf | 948,74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |