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dc.contributor.authorMotta, K. S.por
dc.contributor.authorLuna, M. M. M.por
dc.contributor.authorSantos, J. P.por
dc.contributor.authorRomero, Fernandopor
dc.date.accessioned2018-03-12T14:00:16Z-
dc.date.available2018-03-12T14:00:16Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1518-1634-
dc.identifier.issn1807-1600-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52098-
dc.description.abstractAs microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs) possuem elevada relevância socioeconômica nacional, decorrente da quantidade de unidades existentes, massa salarial e empregos por elas gerados. Essas empresas enfrentam graves problemas de competitividade, que ocasionam o encerramento precoce das suas atividades, dentre os quais se destacam as falhas na gestão organizacional, o que estimula a busca de soluções para a questão. A inovação organizacional é vista como uma alternativa para esta situação, por contemplar a execução de novo método de gestão, aplicável nas práticas de negócios da empresa, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Este trabalho tem o objetivo de apresentar oportunidades para incremento da competitividade em 449 MPEs do Rio Grande do Norte, identificadas a partir da aplicação da Matriz de Competitividade. A fundamentação teórica do presente estudo aborda três dimensões: (i) competitividade nas MPEs; (ii) excelência em gestão; (iii) inovação organizacional. São apresentados os procedimentos metodológicos empregados no projeto e os indicadores decorrentes da sua execução operacional. Os resultados da pesquisa são discutidos mediante: identificação das práticas de gestão presentes nas empresas pesquisadas; verificação do alinhamento das práticas de gestão identificadas aos critérios tomados como referência para o diagnóstico; identificação de oportunidades para inovação organizacional. Constatou-se que existem oportunidades para inovação organizacional incremental no universo pesquisado, cuja implantação tende a endereçar as empresas avaliadas ao incremento da competitividade. Destacam-se entre elas a adoção de práticas de elaboração de estratégias, planos e mensuração de resultados pelas MPEs.por
dc.description.abstractThe small and micro enterprises (SMEs) have high national socio-economic relevance, due to the amount of existing units, wages and jobs they generate. These companies face serious competitiveness problems, which cause premature closure of its activities, among which stand out the flaws in organizational management, which stimulates the search for solutions to the issue. The organizational innovation is seen as an alternative to this, by contemplating the new execution method of management, applicable in the company's business practices, workplace organization or external relations. This work aims to present opportunities for increased competitiveness in 449 Rio Grande do Norte' SMEs, identified through competitiveness matrix. The theoretical basis of this study addresses three dimensions: (i) competitiveness of SMEs; (ii) management excellence; (iii) organizational innovation. The methodological procedures used in the project and the indicators related to current operational performance are presented. The survey results are discussed through: identification of management practices present in the surveyed companies; checking the alignment of the management practices identified criteria used as a reference for diagnosis; identifying opportunities for organizational innovation. It was found that there are opportunities for incremental organizational innovation in the group studied, whose implementation tends to address the companies valued at increasing competitiveness. Outstanding among them the adoption of policy development practices, plans and measurement results by SMEs.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMicroempresas e empresas de pequeno porte (MPEs)por
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectExcelência em gestãopor
dc.subjectSmall and micro enterprises (SMEs)por
dc.subjectCompetitivenesspor
dc.subjectManagementpor
dc.titleExcelência em gestão como agente promotor da competitividade nas MPE’Spor
dc.title.alternativeManagement promoting SME’S competitivenesspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage269por
oaire.citationEndPage283por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationVolume32por
dc.date.updated2018-03-02T15:15:25Z-
dc.identifier.doi10.15628/holos.2016.4461por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
dc.subject.wosScience & Technology-
sdum.export.identifier1056-
sdum.journalHolospor
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

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