Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51804
Título: | Figuras do enigma: escritores e escrivães idiotas (Fialho de Almeida, Bernardo Soares e Herman Melville) |
Autor(es): | Mateus, Isabel Cristina |
Editor(es): | Álvares, Cristina Curado, Ana Lúcia Mateus, Isabel Cristina Sousa, Sérgio Guimarães de |
Palavras-chave: | Idiota Melville Fialho de Almeida Bernardo Soares Bartleby |
Data: | 2015 |
Editora: | Húmus |
Citação: | Mateus, I. C., Figuras do enigma: escritores e escrivães idiotas (Fialho de Almeida, Bernardo Soares e Herman Melville)”. in: Figuras do Idiota, nº 34, Húmus, 2015, p. 55-68. http://hdl.handle.net/1822/35177. |
Resumo(s): | Autores como Hermann Melville, Fialho de Almeida e Bernardo Soares ilustram o processo de mutação semântica do conceito de idiota que se opera no século XIX, abrindo a porta a modernas interpretações desta figura obsidiante do imaginário colectivo. Se etimologicamente a palavra idiota apresenta uma dupla valência semântica, remetendo o grego “idios” para o cidadão comum, privado, para aquele que não é um homem público (um magistrado) enquanto o “idiotus” latino designa o homem sem instrução, o iletrado, esta ambivalência de sentidos manter-se-á até oitocentos, momento em que a acepção mais sombria, socialmente segregadora, se acentua, ditando o resvalar do conceito de idiotia para o domínio da patologia e em especial da doença mental. Estudos científicos vindos a lume na segunda metade do século XIX, no domínio da neurologia, da psiquiatria e da criminologia, serviriam de ponte de ligação e de movência semântica entre a idiotia, a loucura e o génio. É esta deslocação semântica, social e literária que o texto pretende analisar nos três autores referidos. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51804 |
ISBN: | 978-989-755-115-4 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4..indd.pdf | 93,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |