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TítuloFiguras do enigma: escritores e escrivães idiotas (Fialho de Almeida, Bernardo Soares e Herman Melville)
Autor(es)Mateus, Isabel Cristina
Editor(es)Álvares, Cristina
Curado, Ana Lúcia
Mateus, Isabel Cristina
Sousa, Sérgio Guimarães de
Palavras-chaveIdiota
Melville
Fialho de Almeida
Bernardo Soares
Bartleby
Data2015
EditoraHúmus
CitaçãoMateus, I. C., Figuras do enigma: escritores e escrivães idiotas (Fialho de Almeida, Bernardo Soares e Herman Melville)”. in: Figuras do Idiota, nº 34, Húmus, 2015, p. 55-68. http://hdl.handle.net/1822/35177.
Resumo(s)Autores como Hermann Melville, Fialho de Almeida e Bernardo Soares ilustram o processo de mutação semântica do conceito de idiota que se opera no século XIX, abrindo a porta a modernas interpretações desta figura obsidiante do imaginário colectivo. Se etimologicamente a palavra idiota apresenta uma dupla valência semântica, remetendo o grego “idios” para o cidadão comum, privado, para aquele que não é um homem público (um magistrado) enquanto o “idiotus” latino designa o homem sem instrução, o iletrado, esta ambivalência de sentidos manter-se-á até oitocentos, momento em que a acepção mais sombria, socialmente segregadora, se acentua, ditando o resvalar do conceito de idiotia para o domínio da patologia e em especial da doença mental. Estudos científicos vindos a lume na segunda metade do século XIX, no domínio da neurologia, da psiquiatria e da criminologia, serviriam de ponte de ligação e de movência semântica entre a idiotia, a loucura e o génio. É esta deslocação semântica, social e literária que o texto pretende analisar nos três autores referidos.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51804
ISBN978-989-755-115-4
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

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