Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51215

TítuloFuncionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
Outro(s) título(s)Positive psychological functioning in a sample of portuguese students
Autor(es)Oliveira, Ema Patrícia
Merino, María Dolores
Privado, Jesus
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveFuncionamento psicológico positivo
Bem-estar psicológico
Ensino superior
Sucesso educativo
Positive psychological functioning
Psychological well-being
Higher education
Academic success
Data2017
EditoraUniversidade do Minho
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Resumo(s)Este estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior.
This study explores different personal resources related to well-being and positive psychological functioning of Portuguese university students. The analysis considers the field of studies and gender. The positive psychological functioning scale (FPP) was applied to a sample of 1070 students, who were attending the 1st and 3rd years of different courses. The findings suggest an effect of the interaction of gender and field of studies in 5 of the 11 dimensions of FPP. Higher scores were found in men in Resilience, Self-Esteem and Optimism. The field of studies differentiates Resilience, Self-Esteem, Purpose in Life, Enjoyment, and Optimism, with higher scores in the group of students in health sciences courses. The results are discussed regarding implications for intervention in Higher Education.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51215
DOI10.17979/reipe.2017.0.07.2733
e-ISSN2386-7418
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_EmaMerinoPrivadoAlmeida.pdf928,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID