Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51215
Título: | Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes |
Outro(s) título(s): | Positive psychological functioning in a sample of portuguese students |
Autor(es): | Oliveira, Ema Patrícia Merino, María Dolores Privado, Jesus Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Funcionamento psicológico positivo Bem-estar psicológico Ensino superior Sucesso educativo Positive psychological functioning Psychological well-being Higher education Academic success |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade do Minho |
Revista: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Resumo(s): | Este estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior. This study explores different personal resources related to well-being and positive psychological functioning of Portuguese university students. The analysis considers the field of studies and gender. The positive psychological functioning scale (FPP) was applied to a sample of 1070 students, who were attending the 1st and 3rd years of different courses. The findings suggest an effect of the interaction of gender and field of studies in 5 of the 11 dimensions of FPP. Higher scores were found in men in Resilience, Self-Esteem and Optimism. The field of studies differentiates Resilience, Self-Esteem, Purpose in Life, Enjoyment, and Optimism, with higher scores in the group of students in health sciences courses. The results are discussed regarding implications for intervention in Higher Education. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51215 |
DOI: | 10.17979/reipe.2017.0.07.2733 |
e-ISSN: | 2386-7418 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_EmaMerinoPrivadoAlmeida.pdf | 928,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |