Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51215
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Ema Patrícia | por |
dc.contributor.author | Merino, María Dolores | por |
dc.contributor.author | Privado, Jesus | por |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T11:31:01Z | - |
dc.date.available | 2018-02-28T11:31:01Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51215 | - |
dc.description.abstract | Este estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior. | por |
dc.description.abstract | This study explores different personal resources related to well-being and positive psychological functioning of Portuguese university students. The analysis considers the field of studies and gender. The positive psychological functioning scale (FPP) was applied to a sample of 1070 students, who were attending the 1st and 3rd years of different courses. The findings suggest an effect of the interaction of gender and field of studies in 5 of the 11 dimensions of FPP. Higher scores were found in men in Resilience, Self-Esteem and Optimism. The field of studies differentiates Resilience, Self-Esteem, Purpose in Life, Enjoyment, and Optimism, with higher scores in the group of students in health sciences courses. The results are discussed regarding implications for intervention in Higher Education. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Funcionamento psicológico positivo | por |
dc.subject | Bem-estar psicológico | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Sucesso educativo | por |
dc.subject | Positive psychological functioning | por |
dc.subject | Psychological well-being | por |
dc.subject | Higher education | por |
dc.subject | Academic success | por |
dc.title | Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes | por |
dc.title.alternative | Positive psychological functioning in a sample of portuguese students | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 93 | por |
oaire.citationEndPage | 96 | por |
oaire.citationIssue | 7 | por |
oaire.citationVolume | Extr. | por |
dc.identifier.eissn | 2386-7418 | por |
dc.identifier.doi | 10.17979/reipe.2017.0.07.2733 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_EmaMerinoPrivadoAlmeida.pdf | 928,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |