Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51103
Título: | Formação de professores para o ensino da correlação e regressão: o projeto da esperança de vida |
Autor(es): | Gea, María Magdalena Fernandes, José António Batanero, Carmen López-Martín, María del Mar |
Palavras-chave: | Correlação Regressão Ensino secundário Formação de professores Projeto |
Data: | 2015 |
Citação: | Gea, M. M., Fernandes, J. A., Batanero, C. & López-Martín, M. M. (2015). Formação de professores para o ensino da correlação e regressão: o projeto da esperança de vida. In Proceedings CIEMeLP 2015: Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, 28 a 31 de outubro de 2015, Coimbra, Portugal. |
Resumo(s): | Este artigo apresenta uma oficina realizada com os futuros professores do ensino secundário em Espanha e cujo principal objetivo é desenvolver as habilidades para ensinar a correlação e a regressão. A metodologia da oficina foi baseada num modelo de ciclo formativo utilizado em pesquisas anteriores e dirigido para desenvolver simultaneamente o conhecimento estatístico e educacional dos professores em torno da correlação e regressão, ao completar um projeto estatístico. Numa primeira sessão analisaram-se os dados, que se tomaram do servidor web da UNESCO, seguindo-se, numa segunda sessão, uma discussão coletiva das suas respostas ao projeto. A utilidade desta oficina é dupla, pois além de servir aos formadores de professores de apoio para desenvolver diferentes componentes do conhecimento pedagógico do conteúdo nos futuros docentes, pode ser usado como uma proposta didática para desenvolve ro conteúdo da correlação e regressão nos alunos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51103 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 CIEMeLP_a.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |