Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47660

TítuloOs desempenhos académicos no ensino secundário (médio): entre o centro e a periferia, entre o formal e o informal
Outro(s) título(s)Academic performance in secondary education: between the center and the periphery, between the formal and the informal
Autor(es)Palhares, José Augusto
Palavras-chaveDesempenho escolar
Educação formal, não-formal e informal
Centro e periferia educativas
School performance
Formal, non-formal and informal education
Educational center and periphery
Desempeño escolar
Educación formal, no formal e informal
Centro y periferia educativas
DataOut-2017
EditoraCentro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
RevistaRevista de Ciências da Educação
CitaçãoPalhares, José A. (2017). Os desempenhos académicos no ensino secundário (médio): entre o centro e a periferia, entre o formal e o informal. Rev. Cienc. Educ., Americana, XIX (38), 19-44.
Resumo(s)Resultados de um inquérito por questionário a dois grupos de alunos (excelentes e não-excelentes) de quatro escolas portuguesas permitiram aceder às suas trajetórias e disposições, aos seus quotidianos pedagógicos e culturais. A análise dos dados revelou “ofícios de aluno” plurais, muito embora ancorados em radicais comuns ligados ao uso do tempo na escola e fora dela, na identificação de atividades não-escolares e na assimilação e descodificação de uma ética de trabalho subjacente ao arquétipo de sucesso escolar. O uso do tempo, na escola e fora dela, aparece sobredeterminado pelo core do currículo, não sendo, porém, independente das origens sociais e de género, assim como do tipo de atividades não-escolares que compõem as opções educativas dos alunos. Partindo de um modelo de análise que cruza dois eixos (centro e periferia e formal e informal) procuramos discutir o sentido atual da excelência na escola pública portuguesa, focalizando muito particularmente as relações e as interdependências entre o escolar e o não-escolar, ou por outras palavras, entre o centro e as periferias educativas habitadas pelos jovens enquanto alunos.
Results from a survey by questionnaire conducted with two groups of students (excellent and non-excellent) of four school allowed access to the multiple pathways and dispositions of students, as well as to their pedagogical and cultural everyday. Data analysis revealed plural “student’s craft”, although anchored in common roots associated with the use of time in and out of school contexts, in the identification of non-school activities and in the assimilation and decoding of work ethic that underlies the archetype of school achievement. Use of time, in or outside school, appears over-determined by the core of the curriculum (without being, however, independent of gender and social origins) and by the non-school activities comprised among the student’s educational choices. Beginning from a theoretical framework which crosses two axis (center and periphery and formal an informal) we try to discuss the current sense of excellence in the Portuguese state school, with a particular focus on the relations and inter-dependencies between school and non-school or, in other words, between the educational center and the peripheries inhabited by youngsters as students. Keywords: School performance. Formal, non-formal and informal education. educational center and periphery
Los resultados de una encuesta por cuestionario a dos grupos de alumnos (excelentes y no excelentes) de cuatro escuelas portuguesas permitieron acceder a sus trayectorias y disposiciones, a sus cotidianos pedagógicos y culturales. El análisis de los datos reveló “oficios de alumno” plurales, aunque anclados en radicales comunes ligados al uso del tiempo en la escuela y fuera de ella, en la identificación de actividades no escolares y en la asimilación y descodificación de una ética de trabajo subyacente al arquetipo de éxito escolar. El uso del tiempo, en la escuela y fuera de ella, aparece sobre determinado por el núcleo del currículo, no siendo, sin embargo, independiente de las orígenes sociales y de género, así como del tipo de actividades no escolares que componen las opciones educativas de los alumnos. A partir de un modelo de análisis que cruza dos ejes (centro y periferia y formal e informal) tratamos de discutir el sentido actual de la excelencia en la escuela pública portuguesa, enfocando muy particularmente las relaciones y las interdependencias entre el escolar y el no escolar, o por otras palabras, entre el centro y las periferias educativas habitadas por los jóvenes como alumnos. Palabras clave: Desempeño escolar. Educación formal, no formal e informal. Centro y periferia educativas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47660
ISSN1518-7039
e-ISSN2317-6091
Versão da editorahttp://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/611
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JPalhares-Artigo Rev. Cienc. Educ.-UNISAL.pdf599,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID