Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47660

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPalhares, José Augustopor
dc.date.accessioned2017-11-22T14:38:58Z-
dc.date.available2017-11-22T14:38:58Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.citationPalhares, José A. (2017). Os desempenhos académicos no ensino secundário (médio): entre o centro e a periferia, entre o formal e o informal. Rev. Cienc. Educ., Americana, XIX (38), 19-44.por
dc.identifier.issn1518-7039por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47660-
dc.description.abstractResultados de um inquérito por questionário a dois grupos de alunos (excelentes e não-excelentes) de quatro escolas portuguesas permitiram aceder às suas trajetórias e disposições, aos seus quotidianos pedagógicos e culturais. A análise dos dados revelou “ofícios de aluno” plurais, muito embora ancorados em radicais comuns ligados ao uso do tempo na escola e fora dela, na identificação de atividades não-escolares e na assimilação e descodificação de uma ética de trabalho subjacente ao arquétipo de sucesso escolar. O uso do tempo, na escola e fora dela, aparece sobredeterminado pelo core do currículo, não sendo, porém, independente das origens sociais e de género, assim como do tipo de atividades não-escolares que compõem as opções educativas dos alunos. Partindo de um modelo de análise que cruza dois eixos (centro e periferia e formal e informal) procuramos discutir o sentido atual da excelência na escola pública portuguesa, focalizando muito particularmente as relações e as interdependências entre o escolar e o não-escolar, ou por outras palavras, entre o centro e as periferias educativas habitadas pelos jovens enquanto alunos.por
dc.description.abstractResults from a survey by questionnaire conducted with two groups of students (excellent and non-excellent) of four school allowed access to the multiple pathways and dispositions of students, as well as to their pedagogical and cultural everyday. Data analysis revealed plural “student’s craft”, although anchored in common roots associated with the use of time in and out of school contexts, in the identification of non-school activities and in the assimilation and decoding of work ethic that underlies the archetype of school achievement. Use of time, in or outside school, appears over-determined by the core of the curriculum (without being, however, independent of gender and social origins) and by the non-school activities comprised among the student’s educational choices. Beginning from a theoretical framework which crosses two axis (center and periphery and formal an informal) we try to discuss the current sense of excellence in the Portuguese state school, with a particular focus on the relations and inter-dependencies between school and non-school or, in other words, between the educational center and the peripheries inhabited by youngsters as students. Keywords: School performance. Formal, non-formal and informal education. educational center and peripherypor
dc.description.abstractLos resultados de una encuesta por cuestionario a dos grupos de alumnos (excelentes y no excelentes) de cuatro escuelas portuguesas permitieron acceder a sus trayectorias y disposiciones, a sus cotidianos pedagógicos y culturales. El análisis de los datos reveló “oficios de alumno” plurales, aunque anclados en radicales comunes ligados al uso del tiempo en la escuela y fuera de ella, en la identificación de actividades no escolares y en la asimilación y descodificación de una ética de trabajo subyacente al arquetipo de éxito escolar. El uso del tiempo, en la escuela y fuera de ella, aparece sobre determinado por el núcleo del currículo, no siendo, sin embargo, independiente de las orígenes sociales y de género, así como del tipo de actividades no escolares que componen las opciones educativas de los alumnos. A partir de un modelo de análisis que cruza dos ejes (centro y periferia y formal e informal) tratamos de discutir el sentido actual de la excelencia en la escuela pública portuguesa, enfocando muy particularmente las relaciones y las interdependencias entre el escolar y el no escolar, o por otras palabras, entre el centro y las periferias educativas habitadas por los jóvenes como alumnos. Palabras clave: Desempeño escolar. Educación formal, no formal e informal. Centro y periferia educativas.por
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais por meio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012, inscrito no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), Portugal.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/132086/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.subjectEducação formal, não-formal e informalpor
dc.subjectCentro e periferia educativaspor
dc.subjectSchool performancepor
dc.subjectFormal, non-formal and informal educationpor
dc.subjectEducational center and peripherypor
dc.subjectDesempeño escolarpor
dc.subjectEducación formal, no formal e informalpor
dc.subjectCentro y periferia educativaspor
dc.titleOs desempenhos académicos no ensino secundário (médio): entre o centro e a periferia, entre o formal e o informalpor
dc.title.alternativeAcademic performance in secondary education: between the center and the periphery, between the formal and the informalpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/611por
oaire.citationStartPage19por
oaire.citationEndPage44por
oaire.citationIssue38por
oaire.citationVolume19por
dc.identifier.eissn2317-6091por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista de Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JPalhares-Artigo Rev. Cienc. Educ.-UNISAL.pdf599,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID