Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/47069
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Licínio C. | por |
dc.contributor.author | Sá, Virgínio | por |
dc.date.accessioned | 2017-11-07T08:45:06Z | - |
dc.date.available | 2017-11-07T08:45:06Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Lima, Licínio C. e Sá, Virgínio (2017). O governo das escolas: democracia, controlo e performatividade. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-755-265-6 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/47069 | - |
dc.description | Introdução ao livro "O governo das escolas: democracia, controlo e performatividade" | por |
dc.description.abstract | Em torno do governo das escolas, e partindo da análise da situação em diferentes países, os autores adotam aqui distintos olhares teóricos e metodológicos, registos variados, mas em geral incidindo sobre: 1) os fenómenos de erosão democrática no governo e na administração das escolas; 2) os impactos que as políticas públicas inspiradas nas abordagens gerencialistas têm conhecido em contextos diversos; 3) os discursos e conceitos de autonomia, descentralização e participação, hoje sujeitos a abordagens que chegam a ser antagónicas quanto aos seus pressupostos políticos e educativos; 4) a revalorização da figura de diretor ou gestor escolar, seja numa perspetiva política de governo das escolas através de um “rosto” bem identificado e do seu direito de gerir, seja a partir de uma justificação de tipo técnico-instrumental, ou seja, ainda, com base na defesa da necessidade de uma mais forte liderança pedagógica das escolas e dos professores; 5) a gestão pela produção, medição e controlo dos resultados escolares em ambiente crescentemente competitivo, através de avaliações em grande escala, da elaboração de rankings e de outros processos que só raramente contribuem para a compreensão dos fatores que influenciam a desigualdade de resultados escolares no interior da mesma escola. | por |
dc.description.sponsorship | CIEd- Centro de Investigação em Educação | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Governo das escolas | por |
dc.subject | Democratização | por |
dc.subject | Diretor | por |
dc.subject | Gerencialismo | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.title | Introdução: sobre o governo das escolas | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 7 | por |
oaire.citationEndPage | 22 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | O governo das escolas: democracia, controlo e performatividade | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro Colóquio.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |