Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/47045
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.date.accessioned | 2017-11-06T13:47:20Z | - |
dc.date.available | 2017-11-06T13:47:20Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-444-1558-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/47045 | - |
dc.description.abstract | Cursos híbridos ou mistos (popularizados na nomenclatura inglesa por blended learning) são aqueles em que não só o tempo presencial é substitu- ído ou complementado pela aprendizagem on-line, mas também usam uma pedagogia que coloca a responsabilidade primária de aprender no estudante, com o papel principal do professor a ser o de criar oportunidades e ambientes que promovam a aprendizagem personalizada e colaborativa do estudante. Nos últimos anos, com a facilidade de aceder a tecnologias permanen- temente ligadas à Internet e cada vez mais rápidas e integradas, os cursos híbridos têm vindo a ser uma aposta segura no Ensino Superior. Estes cursos combinam o melhor do presencial, como as relações afetivas, interpessoais, com todas as vantagens do on-line, como a interatividade e a exibilidade de aprender a qualquer hora ou lugar. Estas transformações alteram, também, a forma como o ensino e a aprendizagem se processa. Permitem, por exemplo, que se utilizem estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvimento dos estudantes respeitando as suas diferentes formas e ritmos de aprender, de acordo com os seus marcos referenciais, competências e interesses pessoais. Começando com uma breve revisão de algumas abordagens pedagó- gicas possíveis na educação on-line, este artigo aborda os aspetos práticos do desenho de um curso híbrido, levando em conta características como o estudante, o tamanho da turma e a composição dos grupos, assunto e resultados de aprendizagem. São apresentados critérios para determinar a combinação adequada de componentes presenciais e on-line de um curso, bem como orientação sobre a criação de presença social on-line. A secção sobre ensino no ambiente híbrido abrange elementos chave como a promoção e gestão da discussão, criando oportunidades para o fe- edback e garantindo que as expectativas de aprendizagem dos estudantes sejam consideradas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação online | por |
dc.subject | Cursos híbridos | por |
dc.subject | Blended learning | por |
dc.title | Educação on-line: desenhar um curso híbrido centrado no estudante | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 209 | por |
oaire.citationEndPage | 223 | por |
oaire.citationConferencePlace | Curitiba | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Dimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_Livro_desenhar_curso_híbrido_Unifal_UMinho_Lencastre.pdf | 9,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |