Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47045

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2017-11-06T13:47:20Z-
dc.date.available2017-11-06T13:47:20Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-85-444-1558-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47045-
dc.description.abstractCursos híbridos ou mistos (popularizados na nomenclatura inglesa por blended learning) são aqueles em que não só o tempo presencial é substitu- ído ou complementado pela aprendizagem on-line, mas também usam uma pedagogia que coloca a responsabilidade primária de aprender no estudante, com o papel principal do professor a ser o de criar oportunidades e ambientes que promovam a aprendizagem personalizada e colaborativa do estudante. Nos últimos anos, com a facilidade de aceder a tecnologias permanen- temente ligadas à Internet e cada vez mais rápidas e integradas, os cursos híbridos têm vindo a ser uma aposta segura no Ensino Superior. Estes cursos combinam o melhor do presencial, como as relações afetivas, interpessoais, com todas as vantagens do on-line, como a interatividade e a exibilidade de aprender a qualquer hora ou lugar. Estas transformações alteram, também, a forma como o ensino e a aprendizagem se processa. Permitem, por exemplo, que se utilizem estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvimento dos estudantes respeitando as suas diferentes formas e ritmos de aprender, de acordo com os seus marcos referenciais, competências e interesses pessoais. Começando com uma breve revisão de algumas abordagens pedagó- gicas possíveis na educação on-line, este artigo aborda os aspetos práticos do desenho de um curso híbrido, levando em conta características como o estudante, o tamanho da turma e a composição dos grupos, assunto e resultados de aprendizagem. São apresentados critérios para determinar a combinação adequada de componentes presenciais e on-line de um curso, bem como orientação sobre a criação de presença social on-line. A secção sobre ensino no ambiente híbrido abrange elementos chave como a promoção e gestão da discussão, criando oportunidades para o fe- edback e garantindo que as expectativas de aprendizagem dos estudantes sejam consideradas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação onlinepor
dc.subjectCursos híbridospor
dc.subjectBlended learningpor
dc.titleEducação on-line: desenhar um curso híbrido centrado no estudantepor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage209por
oaire.citationEndPage223por
oaire.citationConferencePlaceCuritibapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleDimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docentepor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_Livro_desenhar_curso_híbrido_Unifal_UMinho_Lencastre.pdf9,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID