Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46932
Título: | A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
Outro(s) título(s): | The training of reading children: the family as a reading mediator |
Autor(es): | Balça, Ângela Maria Franco Martins de Paiva Azevedo, Fernando Barros, Lúcia Maria Fernandes Rodrigues |
Palavras-chave: | Família Formação Mediador de Leitura Escola Family School Reading mediator Training |
Data: | Set-2017 |
Revista: | Revista de Educação Pública |
Citação: | Balça, A.; Azevedo, F.; Barros, L. (2017). A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Revista de Educação Pública, 26(63), 713-727. |
Resumo(s): | Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura. In this article, we discuss the question of the family and their training, as a reading mediator, often developed in school. The objectives of this article are: to understand how the family has a fundamental role as the first reading mediator/promoter of literary education; to discuss the need for family training; to know about family training programs. After understanding reality, we present a set of family training projects. The results of this data collection point to the need for a continuous, organized and systematic work, sustained in the school, regarding the training of the family as a reading mediator. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46932 |
ISSN: | 0104-5962 |
e-ISSN: | 2238-2097 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4382-17837-1-PB.pdf | 157,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons