Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46932

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBalça, Ângela Maria Franco Martins de Paivapor
dc.contributor.authorAzevedo, Fernandopor
dc.contributor.authorBarros, Lúcia Maria Fernandes Rodriguespor
dc.date.accessioned2017-10-31T14:02:57Z-
dc.date.available2017-10-31T14:02:57Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.citationBalça, A.; Azevedo, F.; Barros, L. (2017). A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Revista de Educação Pública, 26(63), 713-727.por
dc.identifier.issn0104-5962-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46932-
dc.description.abstractNeste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.por
dc.description.abstractIn this article, we discuss the question of the family and their training, as a reading mediator, often developed in school. The objectives of this article are: to understand how the family has a fundamental role as the first reading mediator/promoter of literary education; to discuss the need for family training; to know about family training programs. After understanding reality, we present a set of family training projects. The results of this data collection point to the need for a continuous, organized and systematic work, sustained in the school, regarding the training of the family as a reading mediator.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), no âmbito do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC), com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectMediador de Leiturapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamilypor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectReading mediatorpor
dc.subjectTrainingpor
dc.titleA formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leiturapor
dc.title.alternativeThe training of reading children: the family as a reading mediatorpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage713por
oaire.citationEndPage727por
oaire.citationIssue63por
oaire.citationVolume26por
dc.identifier.eissn2238-2097-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista de Educação Públicapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4382-17837-1-PB.pdf157,46 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID