Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46932
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Balça, Ângela Maria Franco Martins de Paiva | por |
dc.contributor.author | Azevedo, Fernando | por |
dc.contributor.author | Barros, Lúcia Maria Fernandes Rodrigues | por |
dc.date.accessioned | 2017-10-31T14:02:57Z | - |
dc.date.available | 2017-10-31T14:02:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-09 | - |
dc.identifier.citation | Balça, A.; Azevedo, F.; Barros, L. (2017). A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Revista de Educação Pública, 26(63), 713-727. | por |
dc.identifier.issn | 0104-5962 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/46932 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura. | por |
dc.description.abstract | In this article, we discuss the question of the family and their training, as a reading mediator, often developed in school. The objectives of this article are: to understand how the family has a fundamental role as the first reading mediator/promoter of literary education; to discuss the need for family training; to know about family training programs. After understanding reality, we present a set of family training projects. The results of this data collection point to the need for a continuous, organized and systematic work, sustained in the school, regarding the training of the family as a reading mediator. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), no âmbito do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC), com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Mediador de Leitura | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Family | por |
dc.subject | School | por |
dc.subject | Reading mediator | por |
dc.subject | Training | por |
dc.title | A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura | por |
dc.title.alternative | The training of reading children: the family as a reading mediator | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 713 | por |
oaire.citationEndPage | 727 | por |
oaire.citationIssue | 63 | por |
oaire.citationVolume | 26 | por |
dc.identifier.eissn | 2238-2097 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista de Educação Pública | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4382-17837-1-PB.pdf | 157,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons