Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46295
Título: | Autorregulação na escrita: self-regulated strategy development e tecnologias de informação e comunicação |
Autor(es): | Araújo, Catarina Osório, António José Martins, Ana Paula Loução |
Palavras-chave: | Escrita Self-regulated strategy development Tecnologias de informação e comunicação Educação primária Problemas na escrita Writing Self-Regulated Strategy Development, Information and Communication Technology Primary education Writing problems |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | O processo de aprendizagem da escrita é exigente, lento e complexo. 0 modelo Self-Regulated Strategy Development tern ajudado os alunos a lidarem corn as suas dificuldades de escrita. Tarnbém Se tern verificado cada vez mais a inclusão das TIC no contexto educativo, proporcionando experiências de ensino mais ajustadas a realidade social. Contudo nem sempre são exploradas, em sala de aula, as potencialidades destas ferramentas associadas e metodologias de ensino baseadas na prática ou na investigacão. Por isso combinou-se diversos modelos de utilização educacional das TIC corn o modelo SRSD, construindo-seo modelo SRSD+ICT. Testado o impacto desta intervenção, durante 12 semanas, comparativamente corn o modelo SRSD, verificou-se resultados positivos na escrita dos alunos. Os resultados reforcarn a pertinência e utilidade deste modelo no processo de ensinoaprendizagem da escrita, pelo que deverá ser discutido e testado em diferentes contextos. The process of learning to write is demanding, slow and complex. Self-Regulated Strategy Development is an evidence based practice that has helped students with writing problems. The inclusion of ICTs in the educational context has also been increasingly, reflecting the social reality. However, the potential of these tools associated to teaching methodologies based on practice or research is not always explored in the classroom. We constructed SRSD+ICT model based on ICT educational models combined with the SRSD. Using a quasi-experimental design with two different conditions (SRSD+ICT and SRSD interventions), we analyses the impact of those interventions in 178 student's performance of writing, divided equally in two groups, after 12 weeks instruction. Both interventions showed positive results in the students writing but SRSD+ICT model was better. The results reinforce the pertinence and uselfulness of this model in the teaching-learning process of writing that should be discussed and tested in different contexts. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46295 |
ISBN: | 978-989-97374-5-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Autorregulação na escrita.pdf | 5,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |