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https://hdl.handle.net/1822/46226
Título: | Uma visão curricular da Lei de Bases do Sistema Educativo |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto Sousa, Joana Raquel Faria |
Palavras-chave: | Reforma Currículo Desenvolvimento Pessoal e Social |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Na comemoração dos 30 anos da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE), é necessário proceder à sua análise no quadro das questões curriculares. Com este texto, pretende-se levantar a discussão em torno das perspetivas do currículo, como resposta à evolução que o sistema educativo português tem vindo a demonstrar, discutindo no presente o futuro da educação, com a exploração de ideias a construir em torno da reforma educativa. Apesar da Lei de Bases do Sistema Educativo ter sofrido alterações, a mais significativa com a integração do Processo de Bolonha, há processos e respostas que necessitam de ser incluídos no texto legislativo. Salientamos dois aspetos principais possíveis para uma revisão: i) a arquitetura curricular dos 0 aos 18 anos; ii) o desenvolvimento pessoal e social como parte integrante da formação do aluno. O facto de existir uma LBSE que teve ao longo de três décadas apenas quatro alterações, algumas das quais muito pontuais, e face às alterações que se têm verificado nas políticas transnacionais, com impacto na educação e formação, torna-se premente colocar no centro de debate a revisão do normativo, incorporando diversas mudanças, nomeadamente, no contexto curricular. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46226 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Resumo_TIDE_LBSE_Coimbra_Outubro2016_v.2.pdf | 453,65 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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