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https://hdl.handle.net/1822/46226
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.contributor.author | Sousa, Joana Raquel Faria | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-20T10:01:40Z | - |
dc.date.available | 2017-07-20T10:01:40Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/46226 | - |
dc.description.abstract | Na comemoração dos 30 anos da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE), é necessário proceder à sua análise no quadro das questões curriculares. Com este texto, pretende-se levantar a discussão em torno das perspetivas do currículo, como resposta à evolução que o sistema educativo português tem vindo a demonstrar, discutindo no presente o futuro da educação, com a exploração de ideias a construir em torno da reforma educativa. Apesar da Lei de Bases do Sistema Educativo ter sofrido alterações, a mais significativa com a integração do Processo de Bolonha, há processos e respostas que necessitam de ser incluídos no texto legislativo. Salientamos dois aspetos principais possíveis para uma revisão: i) a arquitetura curricular dos 0 aos 18 anos; ii) o desenvolvimento pessoal e social como parte integrante da formação do aluno. O facto de existir uma LBSE que teve ao longo de três décadas apenas quatro alterações, algumas das quais muito pontuais, e face às alterações que se têm verificado nas políticas transnacionais, com impacto na educação e formação, torna-se premente colocar no centro de debate a revisão do normativo, incorporando diversas mudanças, nomeadamente, no contexto curricular. | por |
dc.description.sponsorship | CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT - SFRH/BD/93389/2013) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Reforma | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Desenvolvimento Pessoal e Social | por |
dc.title | Uma visão curricular da Lei de Bases do Sistema Educativo | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 14 Out. - 15 Out. 2016 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationConferencePlace | Coimbra, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases (CITICDE 2016) | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
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Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Resumo_TIDE_LBSE_Coimbra_Outubro2016_v.2.pdf | 453,65 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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