Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45630
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Faria, Paula Alexandra Ribeiro |
Orientador(es): | Pereira, Mário R. |
Data: | 16-Dez-2016 |
Resumo(s): | Este trabalho consiste num relatório detalhado sobre a minha atividade profissional.
Foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores - Área de Especialização em Física e Química, da Universidade do Minho, ao abrigo do despacho RT-38/2011, regulamentado pela Circular VRT/RVC-01/2012.
O documento encontra-se dividido em três partes: I- Enquadramento Científico, II-Apresentação e discussão de Projetos Científicos Inovadores e III- Percurso Profissional e Ações de Formação.
Na primeira parte, são abordados os temas energia, fenómenos térmicos e radiação. Os conteúdos são tratados de acordo com as metas curriculares de Física de 10º Ano, estando aprofundados aqueles que melhor ajudam a interpretar o funcionamento dos coletores solares. Depois de analisados os temas, são exploradas algumas atividades experimentais, usando um coletor solar térmico artesanal.
Na segunda parte, são apresentados e discutidos projetos científicos inovadores, desenvolvidos ao longo da minha prática letiva, bem como a sua contribuição para uma melhoria nas aprendizagens dos alunos.
Na terceira parte, é descrita a minha formação inicial e o meu percurso profissional, bem como a formação que fui realizando ao longo do tempo. This work consists of a detailed report on my professional activity. It was developed under the Master of Science - Teacher Continuing Education - Specialization in Physics and Chemistry of the University of Minho, according to the order RT-38/2011 regulated by the circular VRT/RVC-01/2012. The document is divided into three parts: I. Scientific background, II-Presentation and discussion of Scientific and Innovative Projects III- Professional Career and Training Actions. In the first part, energy, thermal phenomena and radiation are discussed. The contents are treated in accordance with the curriculum goals of the 10th year of school Physics, and the ones that best suit the comprehension of the functioning of solar collectors are profoundly exploited. After having analyzed the topics, some experimental activities are explored, using a craft thermal solar collector. In the second part, scientific and innovative projects are presented and discussed, developed throughout my teaching practice, as well as their contribution to an improvement in student learning. In the third part, it is described my initial training and my professional career, and the training I have been doing over the time. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45630 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDQuim - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula Alexandra Ribeiro Faria.pdf | 6,91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |