Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45230

TítuloA evolução das ideias de alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico sobre o ciclo da água e poluição com base no modelo de mudança conceptual
Outro(s) título(s)The evolution of the students' ideas of the 1st and 2nd cycle of basic education about the water cycle and pollution based on conceptual change model
Autor(es)Vieira, Érica Maria Barroso
Orientador(es)Borges, Francisco Alberto Marques
Palavras-chaveConstrutivismo
Conceções prévias
Atividades experimentais
Ciclo da água
Poluição
Constructivism
Previous conceptions
Experimental activities
Water Cycle
Pollution
Data27-Jan-2017
Resumo(s)O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, do 2º ano do mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto de intervenção pedagógica foi implementado na turma do 4º ano da Escola EB1 de S. Mamede e na turma do 6º ano da Escola EB 2/3 de Gualtar. Deste modo pretendia-se avaliar a evolução das ideias dos alunos sobre os respetivos temas, com recurso a atividades experimentais. Para tal, definiram-se como objetivos: detetar as conceções prévias dos alunos sobre o ciclo da água (4º ano) e a poluição (6º ano); definir estratégias e elaborar atividades que proporcionem um confronto das ideias prévias dos alunos com as evidências experimentais; avaliar a evolução das ideias dos alunos com base nas atividades implementadas. Para a implementação do projeto foi adotada uma metodologia de investigação-ação, sendo que, numa fase inicial, a turma foi observada atentamente de forma a investigar as suas características e necessidades. Assim foi implementado um questionário para averiguar as conceções prévias dos alunos e, com base nessas ideias, foram elaboradas atividades, sobretudo atividades experimentais, de forma a promover a mudança conceptual ao confrontar as ideias dos alunos com as evidências. Através desta estratégia de ensino-aprendizagem, onde foram aplicados questionários de levantamento das conceções prévias, fichas de trabalho, diálogos decorrentes das atividades experimentais e pós-questionário/questionário síntese pretendia-se avaliar a evolução das conceções dos alunos em relação à temática abordada. Com a análise das atividades e as conclusões retiradas das mesmas verificou-se uma mudança conceptual das ideias dos alunos, através da utilização de estratégias de ensino e aprendizagem significativas, transformando as conceções alternativas dos alunos em conhecimentos científicos.
This internship report was developed within the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, of the 2nd year of the Master Degree in Education of 1st and 2nd Cycles of Basic Education. This pedagogical intervention project was implemented in the class of the 4th year of the EB1 School of S. Mamede and the class of the 6th year of Escola EB 2/3 Gualtar. Thus, intended to evaluate the progress of students' ideas about the respective theme, using experimental activities. To this end, they defined the following objectives: detect the previous conceptions of the students on the water cycle (4th year) and pollution (6 years); define strategies and develop activities that provide a confrontation of previous ideas of students with the experimental evidence; assess the evolution of the ideas of the students on the basis of implemented activities. For the implementation of the project was adopted a methodology of action-research, and at an early stage, the class was closely watched in order to investigate their characteristics and needs. So we implemented a questionnaire to assess students' prior conceptions and, based on these ideas, activities were developed, especially experimental activities in order to promote conceptual change to confront the ideas of students with the evidence. Through this teaching-learning strategy, which were applied survey questionnaires of previous conceptions, worksheets, dialogues arising from experimental activities and post-survey / questionnaire synthesis intended to evaluate the evolution of conceptions of students in relation to the selected theme. With the analysis of the activities and the conclusions drawn from the same there was a conceptual change of students' ideas through the use of meaningful teaching and learning strategies, transforming the alternative conceptions of students in scientific knowledge.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45230
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Erica Maria Barroso Vieira.pdf4,37 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID