Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/450

TítuloOs "mapas de conceitos" e o ensino-aprendizagem das ciências
Autor(es)Sequeira, Manuel
Freitas, Mário
Data1989
Citação“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 2:3 (1989) 107-116.
Resumo(s)De entre as numerosas técnicas, utilizadas tanto na identificação e caracterização das estruturas conceptuais individuais, como na formação da sua reorganização, destaca-se a elaboração de mapas de conceitos. Neste trabalho pretende-se fazer uma revisão crítica dos problemas teóricos e metodológicos que esta técnica levanta, com vista a retirar algumas conclusões sobre a sua importância no ensino-aprendizagem das ciências. Os autores concluem que, apesar de alguns problemas levantados na sua utilização e de algumas potencialidades indicadas não estarem totalmente confirmadas, o uso frequente de mapas de conceitos permite a identificação de estruturas conceptuais dos estudantes, possibilitando ao professor intervir na sua reorganização e ampliação, ajudando no estabelecimento de ligações entre o novo conhecimento e o já existente.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/450
ISSN0871-9187
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

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