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TítuloQue formação inicial para futuros educadores e professores desenvolverem a literacia digital nas crianças?
Autor(es)Moreira, Lilian
Ramos, Altina
Palavras-chaveFormação inicial de educadores/professores
literacia digital e multimodal
DataMar-2016
EditoraInstituto Politécnico de Bragança (IPB)
Resumo(s)Desenvolvemos um estudo exploratório para termos uma visão geral sobre o pensamento de professores em formação inicial em duas Universidades Portuguesas acerca de como desenvolver a literacia digital nas crianças e descobrir os conceitos preliminares sobre essa temática. A recolha de dados foi feita através de inquérito por questionário de resposta aberta. Neste artigo vamos analisar as respostas à seguinte pergunta: “sente-se preparado para trabalhar a literacia digital e multimodal com crianças dos 0 aos 8 anos?” A partir da análise dos dados, verificamos que 2% não respondeu, 21% não se sente preparado justificando que os conteúdos trabalhados na única disciplina que cursaram não foram suficientes. Apesar de os outros 77% dizerem estar preparados, nas suas justificações, alguns mostram precisamente o contrário. Com efeito, para alguns, estar preparado significa saber usar o Word e o PowerPoint por exemplo; para outros, o facto de terem nascido na “era digital” já os habilita, dizem, a usar as tecnologias com as crianças. Com este levantamento inicial esperávamos encontrar uma representação de como está a ser abordada a questão da literacia digital e da literacia multimodal na formação inicial dos professores de Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Embora esta amostra não nos permita, de modo algum, generalizar resultados, verificamos que, nos casos estudados, os futuros professores estão longe de ter a preparação mínima para trabalhar os conteúdos de forma pedagógica com crianças. Acresce como fator muito importante o facto de, durante os dois primeiros anos de curso, os alunos não terem desenvolvido quaisquer atividades nas escolas, pelo que podem não ter noção da diferença entre saber conteúdos e saber trabalhá-los com crianças.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44673
Versão da editorahttp://incte.ipb.pt/atas.html
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCEC - Livros de Actas

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