Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44673

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Lilianpor
dc.contributor.authorRamos, Altinapor
dc.date.accessioned2017-02-09T11:45:33Z-
dc.date.available2017-02-09T11:45:33Z-
dc.date.issued2016-03-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44673-
dc.description.abstractDesenvolvemos um estudo exploratório para termos uma visão geral sobre o pensamento de professores em formação inicial em duas Universidades Portuguesas acerca de como desenvolver a literacia digital nas crianças e descobrir os conceitos preliminares sobre essa temática. A recolha de dados foi feita através de inquérito por questionário de resposta aberta. Neste artigo vamos analisar as respostas à seguinte pergunta: “sente-se preparado para trabalhar a literacia digital e multimodal com crianças dos 0 aos 8 anos?” A partir da análise dos dados, verificamos que 2% não respondeu, 21% não se sente preparado justificando que os conteúdos trabalhados na única disciplina que cursaram não foram suficientes. Apesar de os outros 77% dizerem estar preparados, nas suas justificações, alguns mostram precisamente o contrário. Com efeito, para alguns, estar preparado significa saber usar o Word e o PowerPoint por exemplo; para outros, o facto de terem nascido na “era digital” já os habilita, dizem, a usar as tecnologias com as crianças. Com este levantamento inicial esperávamos encontrar uma representação de como está a ser abordada a questão da literacia digital e da literacia multimodal na formação inicial dos professores de Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Embora esta amostra não nos permita, de modo algum, generalizar resultados, verificamos que, nos casos estudados, os futuros professores estão longe de ter a preparação mínima para trabalhar os conteúdos de forma pedagógica com crianças. Acresce como fator muito importante o facto de, durante os dois primeiros anos de curso, os alunos não terem desenvolvido quaisquer atividades nas escolas, pelo que podem não ter noção da diferença entre saber conteúdos e saber trabalhá-los com crianças.por
dc.description.sponsorshipAgradecemos à FCT a bolsa SFRH/BD/113151/2015 concedida no âmbito do doutoramento da primeira autora.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança (IPB)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação inicial de educadores/professorespor
dc.subjectliteracia digital e multimodalpor
dc.titleQue formação inicial para futuros educadores e professores desenvolverem a literacia digital nas crianças?por
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://incte.ipb.pt/atas.htmlpor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationConferenceDate4 Mar. - 5 Mar. 2016por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage204por
oaire.citationEndPage211por
oaire.citationConferencePlaceBragança, Portugalpor
oaire.citationTitleINCTE 2016 - 1.º Encontro Internacional de Formação na Docênciapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationINCTE 2016 - 1.º Encontro Internacional de Formação na Docênciapor
Aparece nas coleções:DCEC - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
incte16_atas (1).pdf475,6 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID