Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44673
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Lilian | por |
dc.contributor.author | Ramos, Altina | por |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T11:45:33Z | - |
dc.date.available | 2017-02-09T11:45:33Z | - |
dc.date.issued | 2016-03 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/44673 | - |
dc.description.abstract | Desenvolvemos um estudo exploratório para termos uma visão geral sobre o pensamento de professores em formação inicial em duas Universidades Portuguesas acerca de como desenvolver a literacia digital nas crianças e descobrir os conceitos preliminares sobre essa temática. A recolha de dados foi feita através de inquérito por questionário de resposta aberta. Neste artigo vamos analisar as respostas à seguinte pergunta: “sente-se preparado para trabalhar a literacia digital e multimodal com crianças dos 0 aos 8 anos?” A partir da análise dos dados, verificamos que 2% não respondeu, 21% não se sente preparado justificando que os conteúdos trabalhados na única disciplina que cursaram não foram suficientes. Apesar de os outros 77% dizerem estar preparados, nas suas justificações, alguns mostram precisamente o contrário. Com efeito, para alguns, estar preparado significa saber usar o Word e o PowerPoint por exemplo; para outros, o facto de terem nascido na “era digital” já os habilita, dizem, a usar as tecnologias com as crianças. Com este levantamento inicial esperávamos encontrar uma representação de como está a ser abordada a questão da literacia digital e da literacia multimodal na formação inicial dos professores de Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Embora esta amostra não nos permita, de modo algum, generalizar resultados, verificamos que, nos casos estudados, os futuros professores estão longe de ter a preparação mínima para trabalhar os conteúdos de forma pedagógica com crianças. Acresce como fator muito importante o facto de, durante os dois primeiros anos de curso, os alunos não terem desenvolvido quaisquer atividades nas escolas, pelo que podem não ter noção da diferença entre saber conteúdos e saber trabalhá-los com crianças. | por |
dc.description.sponsorship | Agradecemos à FCT a bolsa SFRH/BD/113151/2015 concedida no âmbito do doutoramento da primeira autora. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança (IPB) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação inicial de educadores/professores | por |
dc.subject | literacia digital e multimodal | por |
dc.title | Que formação inicial para futuros educadores e professores desenvolverem a literacia digital nas crianças? | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://incte.ipb.pt/atas.html | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationConferenceDate | 4 Mar. - 5 Mar. 2016 | por |
sdum.event.type | meeting | por |
oaire.citationStartPage | 204 | por |
oaire.citationEndPage | 211 | por |
oaire.citationConferencePlace | Bragança, Portugal | por |
oaire.citationTitle | INCTE 2016 - 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | INCTE 2016 - 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência | por |
Aparece nas coleções: | DCEC - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
incte16_atas (1).pdf | 475,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |