Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44441
Título: | A criança, a mídia e as (novas) identidades motoras na educação física |
Autor(es): | Oliveira, Evandro Salvador Alves de Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Criança Identidades Motoras Educação Física Child Identities motor Physical education |
Data: | Jul-2016 |
Editora: | LEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V. |
Resumo(s): | Este trabalho refere-se a um aprofundamento científico sobre a temática da infância por provocar reflexões que entrelaçam as noções da brincadeira, imaginação e referencias simbólicas, subsidiada pelas mídias no campo da Educação Física. O objetivo nuclear é conhecer as representações e as práticas motoras das crianças que acontecem na escola a partir das interações estabelecidas com as práticas motoras das crianças que acontecem na escola a partir das interações estabelecidas com as personagens da mídia. A ênfase recai em analisar o processo de produção das brincadeiras das crianças por meio de uma perspectiva que se desenvolve em interface com a cultura midiática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A investigação encontra-se em andamento, a seguir os pressupostos da abordagem etnográfica, com uma turma de crianças da Educação Infantil, entre 4 e 5 anos, de uma escola pública a região centro-oeste do Brasil, Estado de Goiás. Pretende-se com essa investigação contribuir com as pesquisas no campo das Ciências Humanas e Sociais, no sentido de compreender as transformações que ocorrem nas experiências lúdicas infantis, sobretudo as identidades motoras que as crianças constroem em meio às referências simbólicas que circulam na escola, advindas das interações com a mídia. This work refers to a scientific deepening about the childhood theme for provoking reflections that intertwine the concepts of play, imagination and symbolic references, supported by the media in the field of Physical Education. The core objective is to know the representations and motor practices of children that happen at school from the interactions established with the media characters. The emphasis is to analyze the production process of the games of children through a perspective that develops interface with the mediatic culture. The theoretical foundation for the construction of the· research comprises some contributions: the theory of enunciation of Bakhtin (1992; 1995; 1998}; the sociology of childhood with Belloni (2009), Corsaro (2001), Prout (2010) and Sarmento (1997; 2005; 2009); the game, play and ludic culture that in Brougère (2002; 201 O); Kishimoto (2011); Neto (1997), Camilo Cunha (2011; 2013) and Pereira & Neto (1997); relations between childhood, imagination, and mediatic culture with: Salgado (2005), Pereira (2012), Silva (2015). Santaella (2003), Buckingham (2007), between others. This is a qualitative research at the PhD level, finked to the PhD program in Child Studies at the University of Minho (Portugal), in the specialty of Physical Education, Leisure Activity and Recreation. The investigation is in progress, then the assumptions of ethnographic approach, with a group of children from kindergarten, between 4 and 5 years, in a public school in the Midwestern region of Brazil, Goiás state. The methodology also with participant observation of character, whose main resources developed workshops with children, interviews and records through field diary. The aim is with this investigation, contribute to research in the field of Humanities and Social Sciences, in order to understand the transformations that occur in children's ludic experiences, especially motor identities, that children build among the symbolic references that circulate in the school, resulting from interactions with the media. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44441 |
e-ISBN: | 978-3-00-053685-4 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira e Cunha - A criança, as mídias e as novas identidades.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |