Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44388
Título: | Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano |
Outro(s) título(s): | Development of self-direction in students through 5th grade natural sciences textbooks |
Autor(es): | Figueiroa, Alcina Coelho da Silva, José Luís |
Palavras-chave: | Autodireção Autonomia Atividades de aprendizagem Manuais escolares Ciências Naturais Auto-dirección Autonomía Actividades de aprendizaje Libros escolares Ciencias Naturales Self-direction Autonomy Learning activities Textbooks Natural Science |
Data: | Nov-2016 |
Editora: | Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA) |
Revista: | Indagatio Didactica |
Citação: | Figueiroa, Alcina & Coelho da Silva, José Luís (2016). Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano. Indagatio Didactica, 8(4), pp. 42-52. |
Resumo(s): | O potencial contributo de quatro manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos, através das atividades de aprendizagem de lápis e papel do domínio ‘A água, as rochas e o solo - materiais terrestres’, constitui o enfoque deste estudo. A promoção da autodireção dos alunos está, principalmente, restrita à gestão da estratégia, em tarefas de pesquisa de informação, e à tomada de iniciativa na realização de tarefas de autoavaliação da aprendizagem. Importa incrementar espaços orientados para o envolvimento do aluno na gestão de outras componentes de aprendizagem (objetivos, processos de aprendizagem, etc.). La potencial contribución de cuatro libros escolares de Ciencias Naturales del 5° año en el desarrollo de la autodirección de los estudiantes, a través de las actividades de aprendizaje de lápiz y papel en el dominio ‘El agua, rocas y el suelo - materiales de la Tierra’, es el foco de este estudio. La promoción de la auto-dirección está restringida principalmente a la gestión de la estrategia, a las tareas de búsqueda de información, y a la iniciativa en la realización de tareas de autoevaluación de aprendizaje. Es importante incrementar espacios orientados a la participación de los estudiantes en el manejo de otros componentes de aprendizaje (objetivos, procesos de aprendizaje, etc.). The potential contribution of four Natural Science 5th grade textbooks in the development of students’ self-direction, through paper and pencil learning activities within the domain ‘Water, rocks and soil - Earth materials’, is the focus of this study. The promotion of students’ self-direction is mainly restricted to strategy management, in information searching tasks, and taking the initiative in learning self-assessment tasks. It is important to increment oriented spaces for the student involvement in the management of other learning components (objectives, learning processes, etc.). |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44388 |
ISSN: | 1647-3582 |
Versão da editora: | http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/306 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4436-15956-1-PB.pdf | 179,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |