Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44388
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Figueiroa, Alcina | por |
dc.contributor.author | Coelho da Silva, José Luís | por |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T16:23:52Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18T16:23:52Z | - |
dc.date.issued | 2016-11 | - |
dc.identifier.citation | Figueiroa, Alcina & Coelho da Silva, José Luís (2016). Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano. Indagatio Didactica, 8(4), pp. 42-52. | por |
dc.identifier.issn | 1647-3582 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/44388 | - |
dc.description.abstract | O potencial contributo de quatro manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos, através das atividades de aprendizagem de lápis e papel do domínio ‘A água, as rochas e o solo - materiais terrestres’, constitui o enfoque deste estudo. A promoção da autodireção dos alunos está, principalmente, restrita à gestão da estratégia, em tarefas de pesquisa de informação, e à tomada de iniciativa na realização de tarefas de autoavaliação da aprendizagem. Importa incrementar espaços orientados para o envolvimento do aluno na gestão de outras componentes de aprendizagem (objetivos, processos de aprendizagem, etc.). | por |
dc.description.abstract | La potencial contribución de cuatro libros escolares de Ciencias Naturales del 5° año en el desarrollo de la autodirección de los estudiantes, a través de las actividades de aprendizaje de lápiz y papel en el dominio ‘El agua, rocas y el suelo - materiales de la Tierra’, es el foco de este estudio. La promoción de la auto-dirección está restringida principalmente a la gestión de la estrategia, a las tareas de búsqueda de información, y a la iniciativa en la realización de tareas de autoevaluación de aprendizaje. Es importante incrementar espacios orientados a la participación de los estudiantes en el manejo de otros componentes de aprendizaje (objetivos, procesos de aprendizaje, etc.). | por |
dc.description.abstract | The potential contribution of four Natural Science 5th grade textbooks in the development of students’ self-direction, through paper and pencil learning activities within the domain ‘Water, rocks and soil - Earth materials’, is the focus of this study. The promotion of students’ self-direction is mainly restricted to strategy management, in information searching tasks, and taking the initiative in learning self-assessment tasks. It is important to increment oriented spaces for the student involvement in the management of other learning components (objectives, learning processes, etc.). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Autodireção | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Atividades de aprendizagem | por |
dc.subject | Manuais escolares | por |
dc.subject | Ciências Naturais | por |
dc.subject | Auto-dirección | por |
dc.subject | Autonomía | por |
dc.subject | Actividades de aprendizaje | por |
dc.subject | Libros escolares | por |
dc.subject | Ciencias Naturales | por |
dc.subject | Self-direction | por |
dc.subject | Autonomy | por |
dc.subject | Learning activities | por |
dc.subject | Textbooks | por |
dc.subject | Natural Science | por |
dc.title | Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano | por |
dc.title.alternative | Development of self-direction in students through 5th grade natural sciences textbooks | - |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/306 | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationStartPage | 42 | por |
oaire.citationEndPage | 52 | por |
oaire.citationIssue | 4 | por |
oaire.citationTitle | Indagatio Didactica | por |
oaire.citationVolume | 8 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Indagatio Didactica | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4436-15956-1-PB.pdf | 179,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |