Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44388

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueiroa, Alcinapor
dc.contributor.authorCoelho da Silva, José Luíspor
dc.date.accessioned2017-01-18T16:23:52Z-
dc.date.available2017-01-18T16:23:52Z-
dc.date.issued2016-11-
dc.identifier.citationFigueiroa, Alcina & Coelho da Silva, José Luís (2016). Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano. Indagatio Didactica, 8(4), pp. 42-52.por
dc.identifier.issn1647-3582por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44388-
dc.description.abstractO potencial contributo de quatro manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos, através das atividades de aprendizagem de lápis e papel do domínio ‘A água, as rochas e o solo - materiais terrestres’, constitui o enfoque deste estudo. A promoção da autodireção dos alunos está, principalmente, restrita à gestão da estratégia, em tarefas de pesquisa de informação, e à tomada de iniciativa na realização de tarefas de autoavaliação da aprendizagem. Importa incrementar espaços orientados para o envolvimento do aluno na gestão de outras componentes de aprendizagem (objetivos, processos de aprendizagem, etc.).por
dc.description.abstractLa potencial contribución de cuatro libros escolares de Ciencias Naturales del 5° año en el desarrollo de la autodirección de los estudiantes, a través de las actividades de aprendizaje de lápiz y papel en el dominio ‘El agua, rocas y el suelo - materiales de la Tierra’, es el foco de este estudio. La promoción de la auto-dirección está restringida principalmente a la gestión de la estrategia, a las tareas de búsqueda de información, y a la iniciativa en la realización de tareas de autoevaluación de aprendizaje. Es importante incrementar espacios orientados a la participación de los estudiantes en el manejo de otros componentes de aprendizaje (objetivos, procesos de aprendizaje, etc.).por
dc.description.abstractThe potential contribution of four Natural Science 5th grade textbooks in the development of students’ self-direction, through paper and pencil learning activities within the domain ‘Water, rocks and soil - Earth materials’, is the focus of this study. The promotion of students’ self-direction is mainly restricted to strategy management, in information searching tasks, and taking the initiative in learning self-assessment tasks. It is important to increment oriented spaces for the student involvement in the management of other learning components (objectives, learning processes, etc.).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAutodireçãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectAtividades de aprendizagempor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectCiências Naturaispor
dc.subjectAuto-direcciónpor
dc.subjectAutonomíapor
dc.subjectActividades de aprendizajepor
dc.subjectLibros escolarespor
dc.subjectCiencias Naturalespor
dc.subjectSelf-directionpor
dc.subjectAutonomypor
dc.subjectLearning activitiespor
dc.subjectTextbookspor
dc.subjectNatural Sciencepor
dc.titleDesenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º anopor
dc.title.alternativeDevelopment of self-direction in students through 5th grade natural sciences textbooks-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/306por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage42por
oaire.citationEndPage52por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationTitleIndagatio Didacticapor
oaire.citationVolume8por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalIndagatio Didacticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4436-15956-1-PB.pdf179,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID