Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44354
Título: | Materiales audiovisuales en la red |
Autor(es): | Oliveira, Ana Paula da Silva Cubal da Cunha de |
Orientador(es): | González Sánchez, Aránzazu |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | La presente tesis de máster versa sobre el uso de propuesta de explotación de materiales
audiovisuales, que se encuentran disponibles en Internet, para después usar en la clase de
ELE.
Para este trabajo se seleccionaron tres películas, tres cortometrajes y tres canciones, que
presentaban temas interesantes, actuales o no totalmente desconocidos para los alumnos, con
un lenguaje adecuado para la enseñanza secundaria y que permiten trabajar contenidos que
son parte del curriculum portugués para este nivel de enseñanza.
Se buscaron propuestas didácticas para cada uno en Internet. Después de seleccionarlas, se
analizaron las propuestas y se extrajeron conclusiones sobre su adecuación y validez para su
uso en las clases de ELE en Portugal.
Se habla también de las múltiples posibilidades que estos materiales tienen para ofrecer en el
proceso de enseñanza/aprendizaje al incluirlos en nuestras clases. Se llega a la conclusión de
que son herramientas de trabajo muy fáciles de integrar en cualquier clase debido a sus
enormes posibilidades didácticas.
Finalmente, este trabajo sirvió para reflexionar sobre la calidad y adecuación de los
materiales que encontramos en Internet. Sirvió, también, para tomar conciencia de las
actividades que se pueden desarrollar y crear para la explotación de estos materiales. A presente tese de mestrado versa sobre o uso de propostas de exploração de materiais audiovisuais, que se encontram disponíveis na Internet, para depois usar nas nossas aulas de ELE. Para este trabalho selecionaram-se três filmes, três curtas-metragens e três canções, que apresentavam temas interessantes, atuais ou não totalmente desconhecidos para os alunos, com uma linguagem adequada para o ensino básico e secundário e que permitem trabalhar conteúdos que fazem parte do curriculum português para estes níveis de ensino. Procuram-se propostas didáticas para cada um na Internet. Depois de selecionar essas propostas, as mesmas foram analisadas y estrearam-se conclusões sobre a sua adequação y validade uso nas aulas de ELE em Portugal. Falou-se também das múltiplas possibilidades que estos materiais têm para oferecer ao processo ensino/aprendizagem ao inclui-los na nossas aulas. Chegou-se á conclusões que são ferramentas de trabalho muito fáceis de integrar em qualquer aula devido às suas enormes possibilidades didáticas. Finalmente, este trabalho serviu para reflexionar sobre a qualidade e adequação dos materiais que encontramos na Internet. Serviu, também, para tomar consciência das atividades que se podem desenvolver e criar para a exploração de estes materiais. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua Estrangeira |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44354 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Paula da Silva Cubal da Cunha de Oliveira.pdf | 3,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |