Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44117

TítuloEscrever para aprender a escrever: o processo de escrita como indutor da (des)construção da linguagem escrita
Outro(s) título(s)Write to learn to write: the writing process as a promoter of (un)building of written language
Autor(es)Marinho, Margarida Isabel Lucas da Silva
Orientador(es)Azevedo, Fernando
Palavras-chaveEscrita
Processo de escrita
Ensino explícito
Estratégias
Writing
Writing process
Explicit teaching
Strategies
Data2015
Resumo(s)Este relatório de estágio apresenta o caminho percorrido durante a intervenção pedagógica, proposta no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrante do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A pesquisa foi concretizada em contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, tendo como objetivo a (des)construção da linguagem escrita em sala de aula, através do recurso ao processo de escrita e estratégias inerentes ao mesmo. Duas questões orientaram a investigação: a) a escola forma para a escrita, mas será que promove a escrita como processo? b) Como pode o processo de escrita reverter as sinergias das crianças para uma exploração da escrita como objeto de ensino-aprendizagem? A metodologia seguida foi de natureza qualitativa, desenvolvendo-se uma intervenção com caraterísticas do modelo de investigação-ação e com alicerces construtivistas. As conclusões revelam que os alunos desenvolveram competências essenciais no processo de ensino-aprendizagem da escrita e através das estratégias explícitas implementadas foram capazes de construir o seu próprio conhecimento, refletindo e automatizando os processos.
This internship report shows the path taken during the pedagogical intervention, proposal prepared by the Supervised Teaching Practice, integrant in the Master Programme in Teaching at the 1st and 2nd cycles of Elementary Education. The research was concretized on 1st and 2nd cycles of basic education, with the objective of (un)building the written language in the classroom through the use of the writing process and strategies inherent to the same subject. Two research questions guide the investigation: a) School forms for writing, but does it promote writing as a process? b) How does the writing process reverse children’s synergies towards an exploration of writing as a teaching-learning objective? The methodology used was qualitative orige, developing an intervention with characteristics of research-action model and constructivist foundations. The reveal that students have developed core competencies in the teaching-learning process of writing and through the implemented explicit strategies were able to construct their own knowledge, reflecting and automating processes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44117
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Margarida Isabel Lucas da Silva Marinho.pdf
Acesso restrito!
2,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID