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https://hdl.handle.net/1822/44117
Título: | Escrever para aprender a escrever: o processo de escrita como indutor da (des)construção da linguagem escrita |
Outro(s) título(s): | Write to learn to write: the writing process as a promoter of (un)building of written language |
Autor(es): | Marinho, Margarida Isabel Lucas da Silva |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando |
Palavras-chave: | Escrita Processo de escrita Ensino explícito Estratégias Writing Writing process Explicit teaching Strategies |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio apresenta o caminho percorrido durante a intervenção
pedagógica, proposta no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrante do Mestrado
em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A pesquisa foi concretizada em contextos de 1.º
e 2.º Ciclos do Ensino Básico, tendo como objetivo a (des)construção da linguagem escrita em
sala de aula, através do recurso ao processo de escrita e estratégias inerentes ao mesmo.
Duas questões orientaram a investigação: a) a escola forma para a escrita, mas será que
promove a escrita como processo? b) Como pode o processo de escrita reverter as sinergias das
crianças para uma exploração da escrita como objeto de ensino-aprendizagem?
A metodologia seguida foi de natureza qualitativa, desenvolvendo-se uma intervenção
com caraterísticas do modelo de investigação-ação e com alicerces construtivistas.
As conclusões revelam que os alunos desenvolveram competências essenciais no
processo de ensino-aprendizagem da escrita e através das estratégias explícitas implementadas
foram capazes de construir o seu próprio conhecimento, refletindo e automatizando os
processos. This internship report shows the path taken during the pedagogical intervention, proposal prepared by the Supervised Teaching Practice, integrant in the Master Programme in Teaching at the 1st and 2nd cycles of Elementary Education. The research was concretized on 1st and 2nd cycles of basic education, with the objective of (un)building the written language in the classroom through the use of the writing process and strategies inherent to the same subject. Two research questions guide the investigation: a) School forms for writing, but does it promote writing as a process? b) How does the writing process reverse children’s synergies towards an exploration of writing as a teaching-learning objective? The methodology used was qualitative orige, developing an intervention with characteristics of research-action model and constructivist foundations. The reveal that students have developed core competencies in the teaching-learning process of writing and through the implemented explicit strategies were able to construct their own knowledge, reflecting and automating processes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44117 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Margarida Isabel Lucas da Silva Marinho.pdf Acesso restrito! | 2,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |