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dc.contributor.advisorAzevedo, Fernandopor
dc.contributor.authorMarinho, Margarida Isabel Lucas da Silvapor
dc.date.accessioned2017-01-03T14:31:03Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44117-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractEste relatório de estágio apresenta o caminho percorrido durante a intervenção pedagógica, proposta no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrante do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A pesquisa foi concretizada em contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, tendo como objetivo a (des)construção da linguagem escrita em sala de aula, através do recurso ao processo de escrita e estratégias inerentes ao mesmo. Duas questões orientaram a investigação: a) a escola forma para a escrita, mas será que promove a escrita como processo? b) Como pode o processo de escrita reverter as sinergias das crianças para uma exploração da escrita como objeto de ensino-aprendizagem? A metodologia seguida foi de natureza qualitativa, desenvolvendo-se uma intervenção com caraterísticas do modelo de investigação-ação e com alicerces construtivistas. As conclusões revelam que os alunos desenvolveram competências essenciais no processo de ensino-aprendizagem da escrita e através das estratégias explícitas implementadas foram capazes de construir o seu próprio conhecimento, refletindo e automatizando os processos.por
dc.description.abstractThis internship report shows the path taken during the pedagogical intervention, proposal prepared by the Supervised Teaching Practice, integrant in the Master Programme in Teaching at the 1st and 2nd cycles of Elementary Education. The research was concretized on 1st and 2nd cycles of basic education, with the objective of (un)building the written language in the classroom through the use of the writing process and strategies inherent to the same subject. Two research questions guide the investigation: a) School forms for writing, but does it promote writing as a process? b) How does the writing process reverse children’s synergies towards an exploration of writing as a teaching-learning objective? The methodology used was qualitative orige, developing an intervention with characteristics of research-action model and constructivist foundations. The reveal that students have developed core competencies in the teaching-learning process of writing and through the implemented explicit strategies were able to construct their own knowledge, reflecting and automating processes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectProcesso de escritapor
dc.subjectEnsino explícitopor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectWriting processpor
dc.subjectExplicit teachingpor
dc.subjectStrategiespor
dc.titleEscrever para aprender a escrever: o processo de escrita como indutor da (des)construção da linguagem escritapor
dc.title.alternativeWrite to learn to write: the writing process as a promoter of (un)building of written languagepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201431807por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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Margarida Isabel Lucas da Silva Marinho.pdf
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