Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43980
Título: | Relação entre as capacidades motoras condicionais: velocidade e resistência aeróbia: com a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário: relatório de estágio |
Outro(s) título(s): | Relationship between conditional motor skills: speed and aerobic resistance: with the presence of entrepreneurial skills in high school students: internship report |
Autor(es): | Sousa, Susana Maria Infante |
Orientador(es): | Pereira, Beatriz Oliveira |
Palavras-chave: | Capacidades motoras condicionais Caraterísticas empreendedoras Educação física Estágio curricular IMC Resistência aeróbia Velocidade Motor conditional skills Entrepreneurial skills Physical education Internship BMI Endurance Speed |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O Relatório de Estágio tem como principal função explanar todo o percurso pelo
qual passa um aluno de 2º ciclo no término da sua formação como Professor, permitindo
desta forma que seja feita uma reflexão acerca de todo o processo de estágio. Assim
sendo, visa descrever o enquadramento pessoal e institucional feito numa primeira
abordagem ao ano de estágio, as caraterísticas da turma em que lecionei, o meio
envolvente e a própria escola que me acolheu, assim como todas as estratégias e
componentes que auxiliaram o processo de ensino-aprendizagem e nos permitiram
aprender e crescer como docentes. Posteriormente, o Projeto de investigação pretende
relacionar as capacidades motoras condicionais de velocidade e resistência aeróbia com
a presença de caraterísticas empreendedoras em 85 alunos de uma escola de Barcelos,
com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Os testes realizados para
determinação do grau das capacidades motoras acima referidas foram o Teste da Milha
e o Teste de Velocidade de 40 metros. Concluiu-se que toda a amostra apresenta
caraterísticas empreendedoras mas a relação das mesmas com as capacidades motoras
condicionais não foi significativa. O IMC apresenta-se com valores na Zona Saudável e
não tem qualquer relação com as capacidades motoras. Os níveis de Velocidade
evidenciados são baixos e os de Resistência Aeróbia são normais para a faixa etária e
género. This report’s main objective is to explain in detail the trajectory a high school student goes by when finishing his training as a teacher, thus allowing for a complete reflection on the internship process as a whole. Therefore it aims to describe the personal and institutional background in a first approach to the internship, the characteristics of the class that I taught, the surrounding environment and the school that welcomed me itself, as well as all the strategies and elements that aided in process of teaching and learning and allowed me to grow as a teacher. Subsequently, the research projects aims at finding a relation between conditional motor skills (speed and aerobic resistance) to the presence of entrepreneurial characteristics in 85 students of a school in Barcelos, with ages ranging from 14 to 18 years old. The tests conduced to determine the degree of the motor skills mentioned above were the mile run and the 40 meter sprint. It follows that the entire sample has entrepreneurial characteristics over the relationship thereof with the conditional motor capacity was not significant. BMI is presented with values in the Healthy Fitness Zone and they are not related with motor skills. The evidenced speed levels are low and the Aerobic Endurance are normal for their age and gender. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43980 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Susana Maria Infante Sousa.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |