Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43282
Título: | Educação literária no 1º ciclo: para lá do livro |
Autor(es): | Gomes, Patrícia Daniela Carvalho |
Orientador(es): | Palhares, Sandra Susana Pires Silva |
Palavras-chave: | Educação literária Imaginação Criatividade Literary education Imagination Creativity |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino
Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e contou
com a participação de uma turma de 1º e 2º ano da Escola Básica de Sequeira, Braga. O tema do projeto
incidiu na Educação Literária tendo como objetivo primordial o desenvolvimento e gosto pela leitura
através de inúmeras atividades conexas à leitura, ao livro.
Dada a escassez de práticas de leitura quer em casa, quer na escola, acrescido o facto de ser
necessário iniciar a literatura precocemente, foi essencial trabalharmos nesse sentido. Sabemos que o
domínio da Educação Literária ainda não ocupa a devida importância nas práticas em sala de aula, ainda
que, sejam nelas que o desenvolvimento dos hábitos de leitura se iniciam e propagam.
O presente projeto de intervenção surgiu da necessidade encontrada no contexto, a dificuldade
de interpretação e compreensão do texto, aliada à falta de imaginação. Assim, procuramos desenvolver
um projeto que estimulasse as crianças para a leitura, que as sensibilizasse para a importância das
práticas de leitura.
Os resultados conseguidos mostram-nos que a concretização deste projeto possibilitou aos
alunos uma multiplicidade de vivências e experiências, contribuindo para um maior interesse pelos livros
e pela leitura. Este interesse repercutiu-se no desejo de adquirir diversos livros, nas conversas formais e
informais sobre determinado livro, na leitura de livros existentes em sala de aula no decorrer dos
intervalos. The present work was developed as part of the curricular unit Teaching Practice Supervised II of the Master’s degree in Pre-School and Teaching 1st Cycle of Basic Education and had the participation of a class attending the 1st and 2nd grade from “Sequeira”, a Primary school from Braga. The project theme focused on Literary Education having as primary objective the development and appreciation of reading through activities relating reading and books. Given the deficient reading practices at home and at school, and having in mind how important it is to implement the early reading, it was crucial to develop our work in that area. We know that the field of Literary Education still hasn’t developed more due to the poor practice of it in the classroom, though, it is in the classroom that the development of reading habits start and spread. This intervention project began because it is very clear the difficulty of interpretation and understanding of the text and the lack of imagination in children. So, we tried to develop a project that would encourage children to read and to make them understand the importance of reading practices. The results obtained can show that this project made the students live a variety of several experiences, contributing to a greater interest in reading and in books. This specific interest was reflected in the desire to acquire several books in formal and informal conversations every time we were reading books that were available in the classroom or during the breaks at school. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43282 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patrícia Daniela Carvalho Gomes.pdf | 5,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |