Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43234
Título: | Mentoring program to promote goal setting: a case study of a student with neuromotor disability |
Outro(s) título(s): | Programa de mentoria para promover definição de objetivos: um estudo de caso com um estudante com síndrome neuromotor |
Autor(es): | Soares, Vera Filipa Fernandes |
Orientador(es): | Rosário, Pedro Magalhães, Paula |
Palavras-chave: | Goal setting Self-regulated learning Neuromotor disabilities Academic mentoring program Case study Definição de objetivos Aprendizagem autorregulada Síndrome neuromotor Programa de mentoria escolar Estudo de caso |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Students with neuromotor disabilities are likely to show learning difficulties, one reason is their
impaired executive functions (set of skills that help students achieve their goals). Specific,
proximal, and challenging goals positively influence performance, acting as a motivational tool.
Training students to set goals, has a positive influence in students’ self-regulated learning and
academic achievement. This research followed a case study approach and aims to train goal
setting/attainment strategies with a student with a neuromotor disability. With this purpose, a
mentoring program with eight-sessions was run. The efficacy of the program was assessed in
four different moments using the following variables: perceived usefulness and self-efficacy
believes of self-regulated learning, use of self-regulated learning strategies, time management,
and academic achievement. Moreover, interviews to the student, his mother, and his
physiotherapist were conducted to deep our understanding on the outcomes of the program. In
the end of the program, results showed an increasing positive tendency in all variables (this
finding was supported by data from the interviews). This lead us to conclude that this mentoring
program had a positive influence in this student academic performance. Estudantes com síndrome neuromotor tendencialmente têm dificuldades de aprendizagem, um dos motivos são as dificuldades que estes estudantes apresentam nas suas funções executivas (um conjunto de competências que auxiliam os estudantes a atingir objetivos). Objetivos concretos, próximos e desafiadores, agem como uma força motivadora. Treinar estudantes a definir estes objetivos, tem uma influência positiva nos seus comportamentos de aprendizagem autorregulada e rendimento académico. Esta investigação é um estudo de caso com o propósito de treinar estratégias de definição/realização de objetivos a um aluno com síndrome neuromotor, através de um programa de mentoria com a duração de oito sessões, com o intuito de melhorar a sua performance académica. A eficácia do programa foi acedida através da analise do comportamento do aluno em quatro momentos diferentes, contemplando a instrumentalidade e autoeficácia para aprendizagem autorregulada, uso de estratégias de aprendizagem autorregulada, gestão de tempo e rendimento académico. Uma entrevista semiestruturada ao estudante, à sua mãe e à sua fisioterapeuta, também ajudou a perceber o impacto do programa no comportamento do estudante. Os resultados mostram uma tendência de aumento em todas as variáveis (o que é corroborado pelas entrevistas). Os resultados demonstram que o programa teve uma influência positiva no desempenho académico do estudante. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43234 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vera Filipa Fernandes Soares.pdf Acesso restrito! | 544,11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |