Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43234

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosário, Pedropor
dc.contributor.advisorMagalhães, Paulapor
dc.contributor.authorSoares, Vera Filipa Fernandespor
dc.date.accessioned2016-12-02T15:47:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43234-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractStudents with neuromotor disabilities are likely to show learning difficulties, one reason is their impaired executive functions (set of skills that help students achieve their goals). Specific, proximal, and challenging goals positively influence performance, acting as a motivational tool. Training students to set goals, has a positive influence in students’ self-regulated learning and academic achievement. This research followed a case study approach and aims to train goal setting/attainment strategies with a student with a neuromotor disability. With this purpose, a mentoring program with eight-sessions was run. The efficacy of the program was assessed in four different moments using the following variables: perceived usefulness and self-efficacy believes of self-regulated learning, use of self-regulated learning strategies, time management, and academic achievement. Moreover, interviews to the student, his mother, and his physiotherapist were conducted to deep our understanding on the outcomes of the program. In the end of the program, results showed an increasing positive tendency in all variables (this finding was supported by data from the interviews). This lead us to conclude that this mentoring program had a positive influence in this student academic performance.por
dc.description.abstractEstudantes com síndrome neuromotor tendencialmente têm dificuldades de aprendizagem, um dos motivos são as dificuldades que estes estudantes apresentam nas suas funções executivas (um conjunto de competências que auxiliam os estudantes a atingir objetivos). Objetivos concretos, próximos e desafiadores, agem como uma força motivadora. Treinar estudantes a definir estes objetivos, tem uma influência positiva nos seus comportamentos de aprendizagem autorregulada e rendimento académico. Esta investigação é um estudo de caso com o propósito de treinar estratégias de definição/realização de objetivos a um aluno com síndrome neuromotor, através de um programa de mentoria com a duração de oito sessões, com o intuito de melhorar a sua performance académica. A eficácia do programa foi acedida através da analise do comportamento do aluno em quatro momentos diferentes, contemplando a instrumentalidade e autoeficácia para aprendizagem autorregulada, uso de estratégias de aprendizagem autorregulada, gestão de tempo e rendimento académico. Uma entrevista semiestruturada ao estudante, à sua mãe e à sua fisioterapeuta, também ajudou a perceber o impacto do programa no comportamento do estudante. Os resultados mostram uma tendência de aumento em todas as variáveis (o que é corroborado pelas entrevistas). Os resultados demonstram que o programa teve uma influência positiva no desempenho académico do estudante.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectGoal settingpor
dc.subjectSelf-regulated learningpor
dc.subjectNeuromotor disabilitiespor
dc.subjectAcademic mentoring programpor
dc.subjectCase studypor
dc.subjectDefinição de objetivospor
dc.subjectAprendizagem autorreguladapor
dc.subjectSíndrome neuromotorpor
dc.subjectPrograma de mentoria escolarpor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.titleMentoring program to promote goal setting: a case study of a student with neuromotor disabilitypor
dc.title.alternativePrograma de mentoria para promover definição de objetivos: um estudo de caso com um estudante com síndrome neuromotorpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201289733por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vera Filipa Fernandes Soares.pdf
Acesso restrito!
544,11 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID