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https://hdl.handle.net/1822/42985
Título: | O processo de transição da criança com necessidades educativas especiais, do jardim-de-infância para o 1º ciclo do ensino básico: perspetivas de pais e profissionais |
Autor(es): | Martinho, Joana Marisa Matos |
Orientador(es): | Pereira, Ana Paula da Silva |
Palavras-chave: | Intervenção precoce (IP) Práticas centradas na família Transição Colaboração Comunicação Early intervention Families centred practices Transition Collaboration Communication |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Entender as perspetivas de famílias e profissionais num processo de transição foi impulsionador
do presente estudo, tendo-se desenvolvido uma investigação de carácter qualitativo com recurso a
entrevistas semiestruturadas. Assim, foram recolhidos os pontos de vista de quatro mães e quatro
profissionais que viveram, com as suas crianças, o processo de transição do jardim-de-infância para o
1º ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2012/13. Os dados obtidos permitiram concluir que: todos
os participantes reconheceram a importância de as famílias serem envolvidas no processo de transição
dos seus filhos, devendo participar num planeamento conjunto; nenhuma das famílias assumiu ou
partilhou a liderança na implementação do plano de transição; e, nenhum dos participantes realizou
uma avaliação (formal) do processo de transição. Também se observaram pontos de concordância
entre as perspetivas dos participantes relativamente aos fatores de sucesso numa transição e aos
aspetos negativos encontrados na transição das suas crianças. Famílias e os profissionais convergiram
na ideia de que o sucesso de um processo de transição deve passar pelo trabalho colaborativo (entre
profissionais e família). Como aspetos negativos nos seus casos, a maioria das mães e dos
profissionais partilharam a perceção de que houve falta de diálogo/comunicação e uma articulação
pouco eficiente. Understanding families and professionals perspectives in the transition process was the triggering agent of this study. With that aim in mind, we developed a qualitative research using semistructured interviews. Thus, we registered the perspectives of four mothers and four professionals that experimented, with their children, the transition process from the kindergarten to primary school (first grade), in the academic year 2012/13. The data showed that: all participants recognize the importance of families being involved in the transition process of their children, having an active participation in the planning; none of the families lead or share the led in implementing the transition plan; and none of the participants carried out an evaluation (formal) of the transition process. It have been also noted some concordant points between the perspectives of participants related to successfully transitions and to negatives aspects found in the transition of their children. Families and professionals converge on the idea that successfully transitions must go through collaborative work (between professionals and families). As negative aspects in their cases, almost all mothers and professionals had the perception that there was a lack of dialogue/communication and inefficient coordination. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42985 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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