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dc.contributor.advisorPereira, Ana Paula da Silvapor
dc.contributor.authorMartinho, Joana Marisa Matospor
dc.date.accessioned2016-11-09T15:20:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42985-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)por
dc.description.abstractEntender as perspetivas de famílias e profissionais num processo de transição foi impulsionador do presente estudo, tendo-se desenvolvido uma investigação de carácter qualitativo com recurso a entrevistas semiestruturadas. Assim, foram recolhidos os pontos de vista de quatro mães e quatro profissionais que viveram, com as suas crianças, o processo de transição do jardim-de-infância para o 1º ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2012/13. Os dados obtidos permitiram concluir que: todos os participantes reconheceram a importância de as famílias serem envolvidas no processo de transição dos seus filhos, devendo participar num planeamento conjunto; nenhuma das famílias assumiu ou partilhou a liderança na implementação do plano de transição; e, nenhum dos participantes realizou uma avaliação (formal) do processo de transição. Também se observaram pontos de concordância entre as perspetivas dos participantes relativamente aos fatores de sucesso numa transição e aos aspetos negativos encontrados na transição das suas crianças. Famílias e os profissionais convergiram na ideia de que o sucesso de um processo de transição deve passar pelo trabalho colaborativo (entre profissionais e família). Como aspetos negativos nos seus casos, a maioria das mães e dos profissionais partilharam a perceção de que houve falta de diálogo/comunicação e uma articulação pouco eficiente.por
dc.description.abstractUnderstanding families and professionals perspectives in the transition process was the triggering agent of this study. With that aim in mind, we developed a qualitative research using semistructured interviews. Thus, we registered the perspectives of four mothers and four professionals that experimented, with their children, the transition process from the kindergarten to primary school (first grade), in the academic year 2012/13. The data showed that: all participants recognize the importance of families being involved in the transition process of their children, having an active participation in the planning; none of the families lead or share the led in implementing the transition plan; and none of the participants carried out an evaluation (formal) of the transition process. It have been also noted some concordant points between the perspectives of participants related to successfully transitions and to negatives aspects found in the transition of their children. Families and professionals converge on the idea that successfully transitions must go through collaborative work (between professionals and families). As negative aspects in their cases, almost all mothers and professionals had the perception that there was a lack of dialogue/communication and inefficient coordination.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectIntervenção precoce (IP)por
dc.subjectPráticas centradas na famíliapor
dc.subjectTransiçãopor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEarly interventionpor
dc.subjectFamilies centred practicespor
dc.subjectTransitionpor
dc.subjectCollaborationpor
dc.subjectCommunicationpor
dc.titleO processo de transição da criança com necessidades educativas especiais, do jardim-de-infância para o 1º ciclo do ensino básico: perspetivas de pais e profissionaispor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201255685por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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