Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/4268
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Palhares, Pedro | - |
dc.contributor.author | Mamede, Ema | - |
dc.date.accessioned | 2006-01-30T18:15:52Z | - |
dc.date.available | 2006-01-30T18:15:52Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | "Educare-educere". ISSN 0873-0504. 7:12 (2002) 107-123. | eng |
dc.identifier.issn | 0873-0504 | eng |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/4268 | - |
dc.description.abstract | Este artigo versa o tema dos padrões, que cada vez mais se torna importante em educação matemática. Começando por se definir claramente o termo e enquadrá-lo na educação pré-escolar, analisam-se resultados de investigação em torno da aprendizagem dos padrões, tanto em Portugal como internacionalmente. A ideia de diversidade nos tipos de padrão e nas concretizações de um dado padrão é crucial e é explorada com algum pormenor mas não exaustivamente para o padrão ABABAB. Existem alguns padrões mais avançados que incorporam uma progressão aritmética, simetria ou segunda dimensão que ainda têm lugar no pré-escolar, apresentando-se aqui alguns exemplos. O artigo finaliza com uma discussão sobre abordagens metodológicas, recomendando-se a abordagem pela resolução de problemas evitando outras mais redutoras. | eng |
dc.description.abstract | This paper is about pattern, a theme more important than ever in mathematics education. It starts with a clear definition of the concept, immerging it in pre-school education, then proceeds by an analysis of research results concerning pattern learning, in Portugal and elsewhere. The idea of diversity among pattern types and in concrete patterns is considered crucial and it is explored with some detail although not exhaustively in the case of the pattern ABABAB. There are some more advanced pattern types that include arithmetic progression, symmetry or the 2nd dimension that still have a place in pre-school education, for which some examples are given. The paper ends with a discussion about methodological approaches, which brings forth a recommendation of a problem-solving approach in order to avoid other less interesting ones. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Castelo Branco | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Padrões no pré-escolar | eng |
dc.subject | Matemática na educação de infância | eng |
dc.title | Os padrões na matemática do pré-escolar | eng |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | eng |
sdum.number | 12 | eng |
sdum.pagination | 107-123 | eng |
sdum.publicationstatus | published | eng |
sdum.journal | Educare-educere | por |
Aparece nas coleções: | DCILM - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wpag107_123.pdf | 7,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |