Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4268

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPalhares, Pedro-
dc.contributor.authorMamede, Ema-
dc.date.accessioned2006-01-30T18:15:52Z-
dc.date.available2006-01-30T18:15:52Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citation"Educare-educere". ISSN 0873-0504. 7:12 (2002) 107-123.eng
dc.identifier.issn0873-0504eng
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/4268-
dc.description.abstractEste artigo versa o tema dos padrões, que cada vez mais se torna importante em educação matemática. Começando por se definir claramente o termo e enquadrá-lo na educação pré-escolar, analisam-se resultados de investigação em torno da aprendizagem dos padrões, tanto em Portugal como internacionalmente. A ideia de diversidade nos tipos de padrão e nas concretizações de um dado padrão é crucial e é explorada com algum pormenor mas não exaustivamente para o padrão ABABAB. Existem alguns padrões mais avançados que incorporam uma progressão aritmética, simetria ou segunda dimensão que ainda têm lugar no pré-escolar, apresentando-se aqui alguns exemplos. O artigo finaliza com uma discussão sobre abordagens metodológicas, recomendando-se a abordagem pela resolução de problemas evitando outras mais redutoras.eng
dc.description.abstractThis paper is about pattern, a theme more important than ever in mathematics education. It starts with a clear definition of the concept, immerging it in pre-school education, then proceeds by an analysis of research results concerning pattern learning, in Portugal and elsewhere. The idea of diversity among pattern types and in concrete patterns is considered crucial and it is explored with some detail although not exhaustively in the case of the pattern ABABAB. There are some more advanced pattern types that include arithmetic progression, symmetry or the 2nd dimension that still have a place in pre-school education, for which some examples are given. The paper ends with a discussion about methodological approaches, which brings forth a recommendation of a problem-solving approach in order to avoid other less interesting ones.eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherEscola Superior de Educação de Castelo Brancoeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectPadrões no pré-escolareng
dc.subjectMatemática na educação de infânciaeng
dc.titleOs padrões na matemática do pré-escolareng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyeseng
sdum.number12eng
sdum.pagination107-123eng
sdum.publicationstatuspublishedeng
sdum.journalEducare-educerepor
Aparece nas coleções:DCILM - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Wpag107_123.pdf7,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID