Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42466

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.authorVasconcelos, Rosapor
dc.contributor.authorMorais, Natércia Margarida Conceição Ferreirapor
dc.contributor.authorPinto, Luíspor
dc.contributor.authorSmith, M. Paula Marquespor
dc.contributor.authorConsentino, Salvatorepor
dc.contributor.authorPaulo, Jorge Manuel Bentespor
dc.contributor.authorRebouta, L.por
dc.contributor.authorPassos, Mário Sousapor
dc.contributor.authorPinto, A. M. P.por
dc.date.accessioned2016-09-06T15:16:16Z-
dc.date.available2016-09-06T15:16:16Z-
dc.date.issued2001-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42466-
dc.description.abstractEste artigo descreve uma experiência de promoção do sucesso escolar de alunos do 1.º ano na Universidade do Minho. A amostra do estudo integrou 40 alunos do curso da Licenciatura em Matemática e Ciências da Computação (Polo de Gualtar) e 37 alunos do curso da Licenciatura em Engenharia de Materiais (Polo de Azurém). Estes alunos foram sinalizados para a experiência através de um teste inicial de diagnóstico, assente nos conhecimentos ao nível do Ensino Secundário. Os alunos com mais lacunas na sua preparação foram aconselhados a frequentar aulas semanais de apoio, em pequenos grupos e orientados por monitores. A experiência decorreu ao longo do 1.º semestre de 2000/01. Através da administração de um questionário, procurou-se auscultar as percepções dos alunos acerca da componente lectiva (importância da frequência às aulas, percepções do enquadramento das aulas de apoio, métodos de estudo, docentes e conteúdos curriculares), e classificação no final do 1.º semestre na Universidade. Em acréscimo, os monitores foram convidados a avaliar os alunos em várias dimensões (grau de aprendizagem, envolvimento na tarefas, participação /interesse e relacionamento) no contexto das aulas de apoio, tendo-se igualmente registado as percepções acerca da experiência por parte dos docentes envolvidos. Neste artigo descrevem-se os resultados obtidos na avaliação conduzida, terminando-se com alguns comentários gerais sobre a experiência implementada.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleSessões de complemento curricular: uma experiência junto de alunos de Matemática e Ciências da Computação e de Engenharia de Materiais da Universidade do Minhopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationConferenceDate19 - 21 Set. 2001por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage973por
oaire.citationEndPage988por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleVI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogiapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
sdum.conferencePublicationVI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
6.6.1.12.pdf875,42 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID