Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42466
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | por |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Rosa | por |
dc.contributor.author | Morais, Natércia Margarida Conceição Ferreira | por |
dc.contributor.author | Pinto, Luís | por |
dc.contributor.author | Smith, M. Paula Marques | por |
dc.contributor.author | Consentino, Salvatore | por |
dc.contributor.author | Paulo, Jorge Manuel Bentes | por |
dc.contributor.author | Rebouta, L. | por |
dc.contributor.author | Passos, Mário Sousa | por |
dc.contributor.author | Pinto, A. M. P. | por |
dc.date.accessioned | 2016-09-06T15:16:16Z | - |
dc.date.available | 2016-09-06T15:16:16Z | - |
dc.date.issued | 2001-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/42466 | - |
dc.description.abstract | Este artigo descreve uma experiência de promoção do sucesso escolar de alunos do 1.º ano na Universidade do Minho. A amostra do estudo integrou 40 alunos do curso da Licenciatura em Matemática e Ciências da Computação (Polo de Gualtar) e 37 alunos do curso da Licenciatura em Engenharia de Materiais (Polo de Azurém). Estes alunos foram sinalizados para a experiência através de um teste inicial de diagnóstico, assente nos conhecimentos ao nível do Ensino Secundário. Os alunos com mais lacunas na sua preparação foram aconselhados a frequentar aulas semanais de apoio, em pequenos grupos e orientados por monitores. A experiência decorreu ao longo do 1.º semestre de 2000/01. Através da administração de um questionário, procurou-se auscultar as percepções dos alunos acerca da componente lectiva (importância da frequência às aulas, percepções do enquadramento das aulas de apoio, métodos de estudo, docentes e conteúdos curriculares), e classificação no final do 1.º semestre na Universidade. Em acréscimo, os monitores foram convidados a avaliar os alunos em várias dimensões (grau de aprendizagem, envolvimento na tarefas, participação /interesse e relacionamento) no contexto das aulas de apoio, tendo-se igualmente registado as percepções acerca da experiência por parte dos docentes envolvidos. Neste artigo descrevem-se os resultados obtidos na avaliação conduzida, terminando-se com alguns comentários gerais sobre a experiência implementada. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Sessões de complemento curricular: uma experiência junto de alunos de Matemática e Ciências da Computação e de Engenharia de Materiais da Universidade do Minho | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationConferenceDate | 19 - 21 Set. 2001 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 973 | por |
oaire.citationEndPage | 988 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
sdum.conferencePublication | VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6.6.1.12.pdf | 875,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |