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https://hdl.handle.net/1822/42401
Título: | Níveis de alfabetização/literacia para a saúde em duas populações de diferentes níveis de escolaridade na construção da cidadania |
Autor(es): | Saboga-Nunes, Luis A. Pansera-de-Araújo, Maria Cristina Boff, Eva Teresinha de Oliveira Martins, Rozane Aparecida de Sousa Tracana, Rosa Branca Carvalho, Graça Simões de |
Editor(es): | Boff, Eva Teresinha de Oliveira Pansera-de-Araújo, Maria Cristina Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Literacia em saúde Alfabetização em saúde |
Data: | 2016 |
Editora: | Editora Unijuí |
Resumo(s): | O exercício da cidadania encontra nas sociedades democráticas desafios fundamentais. Entre eles está a promoção da saúde do cidadão, pois a saúde é um dos pilares para um estilo de vida saudável. Para que este pilar se estabeleça, é necessário que ele faça parte dos planos que definem e constroem a sociedade, sendo os programas de educação uma componente fundamental neste processo. A literacia tem sido referida como estruturante dessa construção. Hoje com o alargamento da sua abrangência ao campo da saúde, o desafio da construção da literacia para a saúde (LS) não só emerge como estruturante para que a saúde aconteça, mas impõe-se no exercício de uma cidadania ativa. A partir daqui, os sujeitos sociais conscientizados, sejam eles educadores como educandos, caminham para o máximo potencial de saúde. Aqui são estabelecidas as bases teóricas para a construção do modelo de exploração da construção da literacia para a saúde. Seguidamente são analisados dados recolhidos no Brasil sobre os níveis de Literacia para a Saúde em duas populações diferentes. A primeira, da qual se considera uma amostra de conveniência (amostra A) apresenta níveis de escolaridade normais. A segunda amostra (amostra B) foca uma população altamente escolarizada. Os resultados mostram que o instrumento de avaliação de literacia para a saúde (HLS-EU-BR) apresenta elevada consistência interna e é sensível ao nível de escolaridade demonstrando assim entre outras, a sua forte validade discriminante. De modo a promover este movimento são partilhados recursos de avaliação da Literacia para a Saúde, tais como o instrumento brasileiro HLS-EU-BR de avaliação da Literacia para a Saúde. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42401 |
ISBN: | 978-85-419-0190-1 |
Versão da editora: | https://www.unijui.edu.br/Portal/Modulos/editora/ |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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HLS-EU-BR_57-88.pdf | 22,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |