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https://hdl.handle.net/1822/42401
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Saboga-Nunes, Luis A. | por |
dc.contributor.author | Pansera-de-Araújo, Maria Cristina | por |
dc.contributor.author | Boff, Eva Teresinha de Oliveira | por |
dc.contributor.author | Martins, Rozane Aparecida de Sousa | por |
dc.contributor.author | Tracana, Rosa Branca | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.contributor.editor | Boff, Eva Teresinha de Oliveira | por |
dc.contributor.editor | Pansera-de-Araújo, Maria Cristina | por |
dc.contributor.editor | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T08:13:42Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-419-0190-1 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/42401 | - |
dc.description.abstract | O exercício da cidadania encontra nas sociedades democráticas desafios fundamentais. Entre eles está a promoção da saúde do cidadão, pois a saúde é um dos pilares para um estilo de vida saudável. Para que este pilar se estabeleça, é necessário que ele faça parte dos planos que definem e constroem a sociedade, sendo os programas de educação uma componente fundamental neste processo. A literacia tem sido referida como estruturante dessa construção. Hoje com o alargamento da sua abrangência ao campo da saúde, o desafio da construção da literacia para a saúde (LS) não só emerge como estruturante para que a saúde aconteça, mas impõe-se no exercício de uma cidadania ativa. A partir daqui, os sujeitos sociais conscientizados, sejam eles educadores como educandos, caminham para o máximo potencial de saúde. Aqui são estabelecidas as bases teóricas para a construção do modelo de exploração da construção da literacia para a saúde. Seguidamente são analisados dados recolhidos no Brasil sobre os níveis de Literacia para a Saúde em duas populações diferentes. A primeira, da qual se considera uma amostra de conveniência (amostra A) apresenta níveis de escolaridade normais. A segunda amostra (amostra B) foca uma população altamente escolarizada. Os resultados mostram que o instrumento de avaliação de literacia para a saúde (HLS-EU-BR) apresenta elevada consistência interna e é sensível ao nível de escolaridade demonstrando assim entre outras, a sua forte validade discriminante. De modo a promover este movimento são partilhados recursos de avaliação da Literacia para a Saúde, tais como o instrumento brasileiro HLS-EU-BR de avaliação da Literacia para a Saúde. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora Unijuí | por |
dc.relation | Projeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013 | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Literacia em saúde | por |
dc.subject | Alfabetização em saúde | por |
dc.title | Níveis de alfabetização/literacia para a saúde em duas populações de diferentes níveis de escolaridade na construção da cidadania | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.unijui.edu.br/Portal/Modulos/editora/ | por |
oaire.citationStartPage | 57 | por |
oaire.citationEndPage | 88 | por |
oaire.citationTitle | Interações entre Conhecimentos, Valores e Práticas na Educação em Saúde | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Interações entre Conhecimentos, Valores e Práticas na Educação em Saúde | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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HLS-EU-BR_57-88.pdf | 22,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |