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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSaboga-Nunes, Luis A.por
dc.contributor.authorPansera-de-Araújo, Maria Cristinapor
dc.contributor.authorBoff, Eva Teresinha de Oliveirapor
dc.contributor.authorMartins, Rozane Aparecida de Sousapor
dc.contributor.authorTracana, Rosa Brancapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.editorBoff, Eva Teresinha de Oliveirapor
dc.contributor.editorPansera-de-Araújo, Maria Cristinapor
dc.contributor.editorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2016-09-01T08:13:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-85-419-0190-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42401-
dc.description.abstractO exercício da cidadania encontra nas sociedades democráticas desafios fundamentais. Entre eles está a promoção da saúde do cidadão, pois a saúde é um dos pilares para um estilo de vida saudável. Para que este pilar se estabeleça, é necessário que ele faça parte dos planos que definem e constroem a sociedade, sendo os programas de educação uma componente fundamental neste processo. A literacia tem sido referida como estruturante dessa construção. Hoje com o alargamento da sua abrangência ao campo da saúde, o desafio da construção da literacia para a saúde (LS) não só emerge como estruturante para que a saúde aconteça, mas impõe-se no exercício de uma cidadania ativa. A partir daqui, os sujeitos sociais conscientizados, sejam eles educadores como educandos, caminham para o máximo potencial de saúde. Aqui são estabelecidas as bases teóricas para a construção do modelo de exploração da construção da literacia para a saúde. Seguidamente são analisados dados recolhidos no Brasil sobre os níveis de Literacia para a Saúde em duas populações diferentes. A primeira, da qual se considera uma amostra de conveniência (amostra A) apresenta níveis de escolaridade normais. A segunda amostra (amostra B) foca uma população altamente escolarizada. Os resultados mostram que o instrumento de avaliação de literacia para a saúde (HLS-EU-BR) apresenta elevada consistência interna e é sensível ao nível de escolaridade demonstrando assim entre outras, a sua forte validade discriminante. De modo a promover este movimento são partilhados recursos de avaliação da Literacia para a Saúde, tais como o instrumento brasileiro HLS-EU-BR de avaliação da Literacia para a Saúde.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Unijuípor
dc.relationProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLiteracia em saúdepor
dc.subjectAlfabetização em saúdepor
dc.titleNíveis de alfabetização/literacia para a saúde em duas populações de diferentes níveis de escolaridade na construção da cidadaniapor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.unijui.edu.br/Portal/Modulos/editora/por
oaire.citationStartPage57por
oaire.citationEndPage88por
oaire.citationTitleInterações entre Conhecimentos, Valores e Práticas na Educação em Saúdepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleInterações entre Conhecimentos, Valores e Práticas na Educação em Saúdepor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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