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https://hdl.handle.net/1822/42271
Título: | The role of the syllable as the sublexical unit in visual word recognition in Portuguese: a study with skilled and developing readers |
Outro(s) título(s): | O papel da sílaba como unidade sublexical no reconhecimento visual de palavras do português: um estudo com leitores aprendizes e proficientes |
Autor(es): | Moura, Ana Duarte Campos |
Orientador(es): | Soares, Ana Paula Oliveira, Helena Manuela Mendes |
Palavras-chave: | Syllable effects Visual word recognition Sublexical unit Sílaba Reconhecimento visual de palavras Unidade sublexical |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | The role of the syllable as a sublexical unit of visual word recognition has been established in
languages such as Spanish and French. However, its role in European Portuguese (EP), a
language with unique characteristics, remains unknown. EP has an intermediate depth
orthography, highly diverse syllabic structures, and well defined syllabic boundaries.
Furthermore, most studies fail to successfully disentangle syllabic effects from orthographic
overlap effects, and only study this effect in monosyllabic and dissyllabic words. The present
dissertation is composed of two main experiments. Experiment 1 aimed to analyze whether
the syllable has a functional role at first stages of visual word recognition in EP by using a
lexical decision task combined with a masked priming paradigm in skilled readers. In
Experiment 2, we further analyze the developmental trajectories of this effect, by using
dissyllabic and trisyllabic EP words with beginning (3rd graders), intermediate (5th graders)
and a control group of skilled EP readers. Results showed reliable syllabic effects in skilled
and intermediate readers, thus establishing the syllable as the sublexical unit of visual word
recognition for EP. O papel da sílaba como unidade sublexical no reconhecimento visual de palavras foi já estabelecido em línguas como o Espanhol e o Francês. No Português Europeu (PE), uma língua com características únicas, permanece desconhecido. O PE é uma língua com uma ortografia intermédia, estruturas silábicas diversas e limites silábicos bem demarcados. Além disto, a maioria dos estudos são incapazes de separar efeitos silábicos de ortográficos, e só estudam estes efeitos em palavras monossilábicas e dissilábicas. O presente estudo é composto por duas experiências. Na primeira experiência usámos uma tarefa de decisão lexical com paradigma de priming mascarado, usando palavras dissilábicas para estudar os efeitos da sílaba no Português em leitores experientes; na segunda experiência investigámos a trajetória desenvolvimental do efeito silábico em palavras dissilábicas e trissilábicas usando, para o efeito, um grupo de leitores aprendizes (alunos do terceiro ano), um grupo de leitores intermédios (alunos do quinto ano) e um grupo de controlo de leitores proficientes. Encontrámos um efeito de facilitação silábico para palavras dissilábicas e trissilábicas, tanto no grupo dos leitores experientes como no dos intermédios, estabelecendo assim o papel da sílaba no reconhecimento visual de palavras para o PE. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42271 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ana Duarte Campos Moura.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |