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dc.contributor.advisorSoares, Ana Paulapor
dc.contributor.advisorOliveira, Helena Manuela Mendespor
dc.contributor.authorMoura, Ana Duarte Campospor
dc.date.accessioned2016-07-21T13:58:16Z-
dc.date.available2020-01-01T07:00:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42271-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractThe role of the syllable as a sublexical unit of visual word recognition has been established in languages such as Spanish and French. However, its role in European Portuguese (EP), a language with unique characteristics, remains unknown. EP has an intermediate depth orthography, highly diverse syllabic structures, and well defined syllabic boundaries. Furthermore, most studies fail to successfully disentangle syllabic effects from orthographic overlap effects, and only study this effect in monosyllabic and dissyllabic words. The present dissertation is composed of two main experiments. Experiment 1 aimed to analyze whether the syllable has a functional role at first stages of visual word recognition in EP by using a lexical decision task combined with a masked priming paradigm in skilled readers. In Experiment 2, we further analyze the developmental trajectories of this effect, by using dissyllabic and trisyllabic EP words with beginning (3rd graders), intermediate (5th graders) and a control group of skilled EP readers. Results showed reliable syllabic effects in skilled and intermediate readers, thus establishing the syllable as the sublexical unit of visual word recognition for EP.por
dc.description.abstractO papel da sílaba como unidade sublexical no reconhecimento visual de palavras foi já estabelecido em línguas como o Espanhol e o Francês. No Português Europeu (PE), uma língua com características únicas, permanece desconhecido. O PE é uma língua com uma ortografia intermédia, estruturas silábicas diversas e limites silábicos bem demarcados. Além disto, a maioria dos estudos são incapazes de separar efeitos silábicos de ortográficos, e só estudam estes efeitos em palavras monossilábicas e dissilábicas. O presente estudo é composto por duas experiências. Na primeira experiência usámos uma tarefa de decisão lexical com paradigma de priming mascarado, usando palavras dissilábicas para estudar os efeitos da sílaba no Português em leitores experientes; na segunda experiência investigámos a trajetória desenvolvimental do efeito silábico em palavras dissilábicas e trissilábicas usando, para o efeito, um grupo de leitores aprendizes (alunos do terceiro ano), um grupo de leitores intermédios (alunos do quinto ano) e um grupo de controlo de leitores proficientes. Encontrámos um efeito de facilitação silábico para palavras dissilábicas e trissilábicas, tanto no grupo dos leitores experientes como no dos intermédios, estabelecendo assim o papel da sílaba no reconhecimento visual de palavras para o PE.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSyllable effectspor
dc.subjectVisual word recognitionpor
dc.subjectSublexical unitpor
dc.subjectSílabapor
dc.subjectReconhecimento visual de palavraspor
dc.subjectUnidade sublexicalpor
dc.titleThe role of the syllable as the sublexical unit in visual word recognition in Portuguese: a study with skilled and developing readerspor
dc.title.alternativeO papel da sílaba como unidade sublexical no reconhecimento visual de palavras do português: um estudo com leitores aprendizes e proficientespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201211084por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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