Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40973

TítuloA "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone
Outro(s) título(s)The audication the the developemento of creativity in teaching saxophone
Autor(es)Ribeiro, José Carlos Pinto
Orientador(es)Aroso, Nuno
Palavras-chave“Audiação”
Criatividade (improvisação)
Tecnologias musicais
Saxofone
Audiation
Creativity (improvisation)
Music technology
Saxophone
Data2015
Resumo(s)Este relatório descreve um projeto de intervenção e investigação, realizado no ano letivo 2014/2015 na Companhia da Música – Fundação Bomfim – Braga, enquadrado no Mestrado em Ensino de Música pela Universidade do Minho. A investigação tem como objetivo demonstrar o papel determinante da “audiação” no desenvolvimento da criatividade durante o processo de aprendizagem do saxofone. Recorreu-se à utilização das Tecnologias Musicais (TM), Band-in-a-box e Audacity, como elemento facilitador e motivador das aprendizagens, proporcionando assim o desenvolvimento da acuidade auditiva, bem como a criatividade. Através destas ferramentas, realizou-se a construção dos arranjos instrumentais, culminando com as gravações, que proporcionaram a construção de aprendizagens num ambiente de grande receptibilidade, motivação e empenho no estudo pelo instrumento, por parte dos alunos alvo. Constatou-se que a exploração das metodologias convocadas permitiu responder às questões prévias à aplicação das metodologias e consolidar eficazmente a temática em estudo. Simultaneamente, verificámos o aparecimento de um ambiente de ensino do saxofone mais assertivo e aprazível, com uma consequente melhoria nas avaliações regulares dos alunos, no âmbito da disciplina de instrumento.
This internship abstract describes a project of intervention and research, developed at Companhia da Música – Fundação Bomfim – Braga, within the frame of the Master’s degree on Music Teaching of Minho University in the school year of 2014/2015. The aime to demonstrate the role of audiation as a creativity development strategy to the saxophone learning process. Musical Technologies (MT) like Band-in-a-Box and Audacity were used as a learning facilitator, involving and motivating our pupils, thus providing the development of auditory acuity and creativity. Simultaneously we created instrumental arrangements and then recordings, which provided a learning environment of great acceptance, motivation and commitment from the pupils engaged in their study. The applied methodologies made possible to answer the questions prior to the implementation of the research. Effectively they strengthened the thematic we studied. Simultaneously, was possible to observe the raising of a more assertive and pleasant saxophone learning with a notorious consequent improvement in the results achieved by the pupils.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40973
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
José Carlos Pinto Ribeiro.pdf4,06 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos digitais.zip13,31 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID