Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40973

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAroso, Nunopor
dc.contributor.authorRibeiro, José Carlos Pintopor
dc.date.accessioned2016-03-30T15:31:52Z-
dc.date.available2016-03-30T15:31:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40973-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractEste relatório descreve um projeto de intervenção e investigação, realizado no ano letivo 2014/2015 na Companhia da Música – Fundação Bomfim – Braga, enquadrado no Mestrado em Ensino de Música pela Universidade do Minho. A investigação tem como objetivo demonstrar o papel determinante da “audiação” no desenvolvimento da criatividade durante o processo de aprendizagem do saxofone. Recorreu-se à utilização das Tecnologias Musicais (TM), Band-in-a-box e Audacity, como elemento facilitador e motivador das aprendizagens, proporcionando assim o desenvolvimento da acuidade auditiva, bem como a criatividade. Através destas ferramentas, realizou-se a construção dos arranjos instrumentais, culminando com as gravações, que proporcionaram a construção de aprendizagens num ambiente de grande receptibilidade, motivação e empenho no estudo pelo instrumento, por parte dos alunos alvo. Constatou-se que a exploração das metodologias convocadas permitiu responder às questões prévias à aplicação das metodologias e consolidar eficazmente a temática em estudo. Simultaneamente, verificámos o aparecimento de um ambiente de ensino do saxofone mais assertivo e aprazível, com uma consequente melhoria nas avaliações regulares dos alunos, no âmbito da disciplina de instrumento.por
dc.description.abstractThis internship abstract describes a project of intervention and research, developed at Companhia da Música – Fundação Bomfim – Braga, within the frame of the Master’s degree on Music Teaching of Minho University in the school year of 2014/2015. The aime to demonstrate the role of audiation as a creativity development strategy to the saxophone learning process. Musical Technologies (MT) like Band-in-a-Box and Audacity were used as a learning facilitator, involving and motivating our pupils, thus providing the development of auditory acuity and creativity. Simultaneously we created instrumental arrangements and then recordings, which provided a learning environment of great acceptance, motivation and commitment from the pupils engaged in their study. The applied methodologies made possible to answer the questions prior to the implementation of the research. Effectively they strengthened the thematic we studied. Simultaneously, was possible to observe the raising of a more assertive and pleasant saxophone learning with a notorious consequent improvement in the results achieved by the pupils.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subject“Audiação”por
dc.subjectCriatividade (improvisação)por
dc.subjectTecnologias musicaispor
dc.subjectSaxofonepor
dc.subjectAudiationpor
dc.subjectCreativity (improvisation)por
dc.subjectMusic technologypor
dc.subjectSaxophonepor
dc.titleA "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofonepor
dc.title.alternativeThe audication the the developemento of creativity in teaching saxophonepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201514451por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
José Carlos Pinto Ribeiro.pdf4,06 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos digitais.zip13,31 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID