Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40973
Título: | A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone |
Outro(s) título(s): | The audication the the developemento of creativity in teaching saxophone |
Autor(es): | Ribeiro, José Carlos Pinto |
Orientador(es): | Aroso, Nuno |
Palavras-chave: | “Audiação” Criatividade (improvisação) Tecnologias musicais Saxofone Audiation Creativity (improvisation) Music technology Saxophone |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Este relatório descreve um projeto de intervenção e investigação, realizado no ano letivo
2014/2015 na Companhia da Música – Fundação Bomfim – Braga, enquadrado no
Mestrado em Ensino de Música pela Universidade do Minho.
A investigação tem como objetivo demonstrar o papel determinante da “audiação” no
desenvolvimento da criatividade durante o processo de aprendizagem do saxofone.
Recorreu-se à utilização das Tecnologias Musicais (TM), Band-in-a-box e Audacity,
como elemento facilitador e motivador das aprendizagens, proporcionando assim o
desenvolvimento da acuidade auditiva, bem como a criatividade. Através destas
ferramentas, realizou-se a construção dos arranjos instrumentais, culminando com as
gravações, que proporcionaram a construção de aprendizagens num ambiente de grande
receptibilidade, motivação e empenho no estudo pelo instrumento, por parte dos alunos
alvo. Constatou-se que a exploração das metodologias convocadas permitiu responder às
questões prévias à aplicação das metodologias e consolidar eficazmente a temática em
estudo. Simultaneamente, verificámos o aparecimento de um ambiente de ensino do
saxofone mais assertivo e aprazível, com uma consequente melhoria nas avaliações
regulares dos alunos, no âmbito da disciplina de instrumento. This internship abstract describes a project of intervention and research, developed at Companhia da Música – Fundação Bomfim – Braga, within the frame of the Master’s degree on Music Teaching of Minho University in the school year of 2014/2015. The aime to demonstrate the role of audiation as a creativity development strategy to the saxophone learning process. Musical Technologies (MT) like Band-in-a-Box and Audacity were used as a learning facilitator, involving and motivating our pupils, thus providing the development of auditory acuity and creativity. Simultaneously we created instrumental arrangements and then recordings, which provided a learning environment of great acceptance, motivation and commitment from the pupils engaged in their study. The applied methodologies made possible to answer the questions prior to the implementation of the research. Effectively they strengthened the thematic we studied. Simultaneously, was possible to observe the raising of a more assertive and pleasant saxophone learning with a notorious consequent improvement in the results achieved by the pupils. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40973 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Carlos Pinto Ribeiro.pdf | 4,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos digitais.zip | 13,31 MB | Unknown | Ver/Abrir |