Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40964
Título: | Motivação para o desporto escolar: estudo em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade numa Escola Básica do concelho de Fafe |
Outro(s) título(s): | Motivation for sport escolar: study students of the 2nd and 3rd cycle of schooling in Primary School Fafe County |
Autor(es): | Costa, Paulo José Freitas da |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Estágio Desporto escolar Motivação Adesão Não adesão Stage School sports Motivation Membership No membership |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio enquadrado no curso de mestrado em Ensino da Educação
Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade do Minho, referente ao ano letivo de
2014 / 2015. Pretendo com este relatório narrar e retratar de forma crítica sobre o meu estágio
executado numa escola básica no concelho de Fafe, a lecionar a disciplina de Educação Física a
uma turma do 8º ano de escolaridade, as minhas experiencias, a minha progresso ao longo do
ano, as tarefas desenvolvidas por mim e pelo núcleo de estágio. Irei apresentar as fases que
antecedem ao ato de ensinar, como todos os tipos de planeamento e as análises de
documentação. A metodologia abordada para lecionar as aulas e formas de avaliação irão ser
apresentadas, bem como, uma reflexão pessoal acerca do papel e competências do professor na
área da Educação física, no contexto escolar e educativo. De seguida, abordarei as relações com
a comunidade escolar, tais como as diversas atividades organizadas e promovidas, e as
atividades em que participei e ajudei na organização. Para concluir o relatório é feito uma
apresentação de um estudo de investigação desenvolvido por mim, que terá como tema
Motivação para o Desporto Escolar- estudo em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade numa
Escola Básica do concelho de Fafe, que engloba 40 elementos do género masculino, com idades
compreendidas entre os 11 e os 15 anos. Foram aplicados como instrumentos o Questionário
de Motivação para as atividades desportivas – QMAD versão traduzida e adaptada (Frias &
Serpa, 1991) da versão original Participation Motivation Questioner – PMQ (Gill, Gross &
Hunddleston, 1983) e o inquérito de Motivações para a Ausência de Atividades Desportivas –
IMAAD, desenvolvido por Pereira e Vasconcelos Raposo (1997) validado por Fernandes (2005).
Na parte final do estudo são apresentados os resultados da investigação realizada por mim. This Training Report framed the Master's degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the University of Minho, referring to the school year 2014 / 2015. I intend to this report narrating and portraying critically about my run stage a primary school in the municipality of Fafe, to teach the discipline of Physical Education a class of 8th grade, my experiences, my progress throughout the year, the tasks developed by me and the training group. I will present the steps leading to the act of teaching, as all kinds of planning and documentation analysis. The methodology addressed to teach classes and forms of evaluation will be presented as well as a personal reflection about the role and responsibilities of the teacher in the field of physical education in school and educational context. It then looks up the relationship with the school community, such as the various organized and promoted activities, and the activities in which I participated and helped in the organization. To complete the report is made a presentation of a research study by me, whose theme will be motivation for Sport Escolarstudents study in the 2nd and 3rd cycle of schooling in Primary School Fafe municipality, which includes 40 elements males, aged 11 to 15 years. They were applied as instruments Motivation Questionnaire for sports activities - QMAD version translated and adapted (Frias & Serpa, 1991) of the original version Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill, Gross & Hunddleston, 1983) and the investigation Motivations for Absence of Sports Activities - Imaad developed by Pereira and Vasconcelos Raposo (1997) validated by Fernandes (2005). In the final part of the study presents the results of research conducted by me. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40964 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Estágio Paulo Costa Pg25866.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |