Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40964

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, António Camilopor
dc.contributor.authorCosta, Paulo José Freitas dapor
dc.date.accessioned2016-03-30T09:24:18Z-
dc.date.available2016-03-30T09:24:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40964-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio enquadrado no curso de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade do Minho, referente ao ano letivo de 2014 / 2015. Pretendo com este relatório narrar e retratar de forma crítica sobre o meu estágio executado numa escola básica no concelho de Fafe, a lecionar a disciplina de Educação Física a uma turma do 8º ano de escolaridade, as minhas experiencias, a minha progresso ao longo do ano, as tarefas desenvolvidas por mim e pelo núcleo de estágio. Irei apresentar as fases que antecedem ao ato de ensinar, como todos os tipos de planeamento e as análises de documentação. A metodologia abordada para lecionar as aulas e formas de avaliação irão ser apresentadas, bem como, uma reflexão pessoal acerca do papel e competências do professor na área da Educação física, no contexto escolar e educativo. De seguida, abordarei as relações com a comunidade escolar, tais como as diversas atividades organizadas e promovidas, e as atividades em que participei e ajudei na organização. Para concluir o relatório é feito uma apresentação de um estudo de investigação desenvolvido por mim, que terá como tema Motivação para o Desporto Escolar- estudo em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade numa Escola Básica do concelho de Fafe, que engloba 40 elementos do género masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos. Foram aplicados como instrumentos o Questionário de Motivação para as atividades desportivas – QMAD versão traduzida e adaptada (Frias & Serpa, 1991) da versão original Participation Motivation Questioner – PMQ (Gill, Gross & Hunddleston, 1983) e o inquérito de Motivações para a Ausência de Atividades Desportivas – IMAAD, desenvolvido por Pereira e Vasconcelos Raposo (1997) validado por Fernandes (2005). Na parte final do estudo são apresentados os resultados da investigação realizada por mim.por
dc.description.abstractThis Training Report framed the Master's degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the University of Minho, referring to the school year 2014 / 2015. I intend to this report narrating and portraying critically about my run stage a primary school in the municipality of Fafe, to teach the discipline of Physical Education a class of 8th grade, my experiences, my progress throughout the year, the tasks developed by me and the training group. I will present the steps leading to the act of teaching, as all kinds of planning and documentation analysis. The methodology addressed to teach classes and forms of evaluation will be presented as well as a personal reflection about the role and responsibilities of the teacher in the field of physical education in school and educational context. It then looks up the relationship with the school community, such as the various organized and promoted activities, and the activities in which I participated and helped in the organization. To complete the report is made a presentation of a research study by me, whose theme will be motivation for Sport Escolarstudents study in the 2nd and 3rd cycle of schooling in Primary School Fafe municipality, which includes 40 elements males, aged 11 to 15 years. They were applied as instruments Motivation Questionnaire for sports activities - QMAD version translated and adapted (Frias & Serpa, 1991) of the original version Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill, Gross & Hunddleston, 1983) and the investigation Motivations for Absence of Sports Activities - Imaad developed by Pereira and Vasconcelos Raposo (1997) validated by Fernandes (2005). In the final part of the study presents the results of research conducted by me.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectDesporto escolarpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAdesãopor
dc.subjectNão adesãopor
dc.subjectStagepor
dc.subjectSchool sportspor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectMembershippor
dc.subjectNo membershippor
dc.titleMotivação para o desporto escolar: estudo em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade numa Escola Básica do concelho de Fafepor
dc.title.alternativeMotivation for sport escolar: study students of the 2nd and 3rd cycle of schooling in Primary School Fafe Countypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201514559por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Estágio Paulo Costa Pg25866.pdf2,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID